Planejamento Estratégico e Posicionamento de Mercado para Empresa de Máquinas e Equipamentos

Case Thinkerest Consultoria:

Planejamento Estratégico e Posicionamento de Mercado para Empresa de Máquinas e Equipamentos

Consultoria de Planejamento Estratégico e Posicionamento de Mercado

Neste case, apoiamos uma distribuidora de máquinas e equipamentos a estabelecer um novo plano estratégico, com ênfase especial no posicionamento da marca e da sua proposta de valor.

Cenário e Problema do Cliente:

Empresa de Máquinas e Equipamentos

  • A empresa precisava revisar a estratégia utilizada nos últimos 3 anos e projetar seus objetivos para o próximo triênio.
  • Apesar de contar com bons produtos e tecnologia, a marca já não tinha mais a mesma presença e representatividade no mercado. 
  • Era necessário avaliar o real posicionamento da marca junto ao mercado e clientes, determinar diferenciais e estabelecer uma estratégia de marketing alinhada aos objetivos empresariais.

Abordagem da Thinkerest Consultoria

  • Reuniões para entendimento, análise e descoberta dos fundamentos, obtenção de consenso e principais objetivos e prioridades;
  •  Avaliação e entendimento das Estratégias atuais, determinando objetivos, ações estruturais do projeto de acordo com a cultura e estágio de desenvolvimento da empresa;
  • Execução de um primeiro workshop de estratégia focado no desenvolvimento de abordagens estratégicas. 
  • Desenvolvimento de estudos e análises de mercado;
  • Análise da proposta de valor atual da empresa e seus produtos;
  • Analise dos concorrentes: atuais e potenciais em relação a: participação de mercado; taxas de crescimento; perfil de produtos (incluindo proposta de valor), clientes e praças de atuação;
  • Determinação dos fatores referentes à oferta (proposta de valor x preço x custos) e capacidades gerais, tais como chave distribuição, imagem de mercado entre outros;
  • Depois de estruturar um relatório detalhado sobre os resultados do primeiro workshop e das informações e análises efetuadas, conduzimos um segundo workshop destinado a determinar as decisões sobre a abordagem estratégica e o desenvolvimento dos elementos do plano estratégico.
  • Elaboração da nova estratégia de marketing, posicionamento de mercado e comunicação;
  • Implementação e treinamento das equipes.

Metas e Objetivos Principais desse Projeto

  • Orientar, facilitar e  colaborar com a alta liderança e principais gestores na condução de todas as ações de planejamento estratégico.
  • Implementar ferramentas e métodos de análise de cenários internos e externos.
  • Condução de workshops para estabelecimento da estratégia.
  • Avaliar o mercado de atuação, determinando alternativas e oportunidades.
  • Ações para determinar a imagem da empresa junto aos clientes.
  • Apoio na estratégia de marketing para o novo posicionamento de mercado.

Métodos e Ferramentas Utilizados

Principais Benefícios e Resultados

  • Elaboração do plano estratégico detalhado para implementação, incluindo visão, metas, objetivos, ações e atividades; departamentos e indivíduos responsáveis; indicadores-chave de desempenho; cronogramas; implicações orçamentárias e gerenciamento de caminhos críticos.
  • Desenvolvimento de um planejamento de marketing, com o novo posicionamento estratégico diferenciado, uma proposta de valor refinada e recomendações para alinhar o modelo de negócios à estratégia.

Fale Conosco:

Serviços de consultoria para empresas de médio porte - Thinkerest Consultoria - Estratégia, Marketing, Comercial, Vendas e Gestão Empresarial

Ajudamos empresas a ficar melhores, mais fortes e rentáveis.
Vamos conversar?