Case Thinkerest Consultoria:
Planejamento Estratégico e Posicionamento de Mercado para Empresa de Máquinas e Equipamentos
Neste case, apoiamos uma distribuidora de máquinas e equipamentos a estabelecer um novo plano estratégico, com ênfase especial no posicionamento da marca e da sua proposta de valor.
Cenário e Problema do Cliente:
Empresa de Máquinas e Equipamentos
- A empresa precisava revisar a estratégia utilizada nos últimos 3 anos e projetar seus objetivos para o próximo triênio.
- Apesar de contar com bons produtos e tecnologia, a marca já não tinha mais a mesma presença e representatividade no mercado.
- Era necessário avaliar o real posicionamento da marca junto ao mercado e clientes, determinar diferenciais e estabelecer uma estratégia de marketing alinhada aos objetivos empresariais.
Abordagem da Thinkerest Consultoria
- Reuniões para entendimento, análise e descoberta dos fundamentos, obtenção de consenso e principais objetivos e prioridades;
- Avaliação e entendimento das Estratégias atuais, determinando objetivos, ações estruturais do projeto de acordo com a cultura e estágio de desenvolvimento da empresa;
- Execução de um primeiro workshop de estratégia focado no desenvolvimento de abordagens estratégicas.
- Desenvolvimento de estudos e análises de mercado;
- Análise da proposta de valor atual da empresa e seus produtos;
- Analise dos concorrentes: atuais e potenciais em relação a: participação de mercado; taxas de crescimento; perfil de produtos (incluindo proposta de valor), clientes e praças de atuação;
- Determinação dos fatores referentes à oferta (proposta de valor x preço x custos) e capacidades gerais, tais como chave distribuição, imagem de mercado entre outros;
- Depois de estruturar um relatório detalhado sobre os resultados do primeiro workshop e das informações e análises efetuadas, conduzimos um segundo workshop destinado a determinar as decisões sobre a abordagem estratégica e o desenvolvimento dos elementos do plano estratégico.
- Elaboração da nova estratégia de marketing, posicionamento de mercado e comunicação;
- Implementação e treinamento das equipes.
Metas e Objetivos Principais desse Projeto
- Orientar, facilitar e colaborar com a alta liderança e principais gestores na condução de todas as ações de planejamento estratégico.
- Implementar ferramentas e métodos de análise de cenários internos e externos.
- Condução de workshops para estabelecimento da estratégia.
- Avaliar o mercado de atuação, determinando alternativas e oportunidades.
- Ações para determinar a imagem da empresa junto aos clientes.
- Apoio na estratégia de marketing para o novo posicionamento de mercado.
Métodos e Ferramentas Utilizados
- Planejamento Estratégico
- Estudo de Oportunidades de Mercado
- Voz do cliente
- Inteligência Competitiva
- Análise da Representatividade e Reputação da Empresa nos seus Mercados de Atuação
- Estratégia de Marca e Valor
- Planejamento de Marketing Estratégico
- Apoio na Implementação das Ações
Principais Benefícios e Resultados
- Elaboração do plano estratégico detalhado para implementação, incluindo visão, metas, objetivos, ações e atividades; departamentos e indivíduos responsáveis; indicadores-chave de desempenho; cronogramas; implicações orçamentárias e gerenciamento de caminhos críticos.
- Desenvolvimento de um planejamento de marketing, com o novo posicionamento estratégico diferenciado, uma proposta de valor refinada e recomendações para alinhar o modelo de negócios à estratégia.
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