Estudos e Análise de Mercado
Melhore e acelere a performance do seu negócio com nossas consultorias de mercado
Experiência e Conhecimento
Atuamos em mais de 450 projetos de gestão, mercados, melhorias, mudanças e transformação.
Projetos Personalizados
Não oferecemos soluções prontas, atuamos para conhecer seu negócio e moldar soluções personalizadas em consultoria de mercado.
Parceria e Resultados
Trabalhamos lado a lado com os clientes e suas equipes, implementando as soluções propostas e acelerando resultados
Um processo bem elaborado no Estudo, Mapeamento e Análise de Mercados, traz total entendimento dos segmentos alvo e nichos de mercado desejados.
Com esses insights, você melhora suas estratégias de marketing, posiciona produtos e serviços corretamente e superar seus concorrentes no mercado.
Nossos Principais Serviços em Consultoria de Mercado:
Consultoria de Mercado
Estratégias para direcionar e potencializar a empresa
Estudos e Análises de Mercado
Avalie concorrentes, perspectivas e oportunidade de mercado
Estudos de Viabilidade de Mercado
Avaliação do potencial de novos produtos, serviços e negócios
Estudos e Análises de Mercado B2B
Estudos e análises focados no segmento B2B
Estudos e Análises de Mercado B2C
Estudos e análises focados no segmento B2C
Inteligência de Mercado
Implementação e estruturação de áreas de inteligência
Tome decisões melhores e mais seguras, a Thinkerest Consultoria desenvolve o mapeamento, análises e estudos de mercado em: segmentação, posicionamento, concorrência e vantagens competitivas, totalmente customizadas para seu negócio.
Principais Aplicações de Análise e Estudos de Mercado
Determinar Vantagens e Competitividade de Mercado
- O estudo de vantagem competitiva é uma análise geral da sua empresa, objetivando determinar as vantagens dos serviços e produtos oferecidos, efetuando uma analise comparativa com a concorrência, para diferenciar e fortalecer seu produto e marca no mercado.
Encontrar Novos Clientes
- Uma análise sobre as alternativas de novos clientes com perfis semelhantes aos atuais em novas áreas de abrangência ou mercados com configuração semelhante ao atual.
Segmentação e Mercado
- O estudo de segmentação e posicionamento analisa o mercado para determinar e entender se a marca da sua empresa, está correspondendo aos propósitos desejados, se está atuando nos nichos corretos, avallia se a comunicação está adequada, se os preços praticados são competitivos e como está se posicionando frente à concorrência.
Avaliar o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços
- Determinar onde há oportunidades para que novos produtos e serviços sejam desenvolvidos, ou ainda, se os produtos em desenvolvimento terão boa receptividade no mercado.
Análise da Concorrência
- Avaliar os movimentos dos concorrentes, formato de atuação, canais de vendas, clientes, estratégias de atuação e de marketing
Mensurar a Viabilidade para Lançamento de Novos Negócios
- Determinar as alternativas, possibilidades, riscos e oportunidades para o lançamento de novos empreendimentos, divisões ou spin-offs.
Avaliar a Oportunidade de Entrar em Novos Mercados, Nichos ou Segmentos
- Efetuar estudo e análises sobre alternativas de novos segmentos, onde a empresa não atua, assim como, que adaptações ou mudanças terão que ser efetuadas para que o processo tenha êxito, pode ser feito também com o foco de testar a demanda por serviços, produtos ou recursos.
Apoiar a Inovação na Empresa
- Uma das fontes de crescimento e alavancagem de empesas e negócios, a inovação sempre utiliza pesquisas, estudos e análise de mercados, tecnologias, parcerias, apoio para novos desenvolvimentos e modelos de inovação.
Ampliar o Êxito de Campanhas de Marketing, Promoções e Publicidade
- Avaliar se os modelos, formatos, linguagem, persona e mídias, estão sendo efetuados da forma correta, para o público correto nas mídias e canais corretos.
Estudo e Analise de Ponto Comercial
- Determinar a melhor escolha de um novo ponto de vendas é crucial para a expansão ou abertura de um novo negócio comercial. Avaliar um ponto comercial existente.
Avaliar Tendências de Mercado
Os estudos, análises e pesquisas de tendência são efetuados para projetar o comportamento de clientes e consumidores no futuro. Podendo tanto ser executada por meios quantitativos ou qualitativos, é uma importante ferramenta de marketing, embasando novos rumos e tomada de decisão.
Insights e informações confiáveis de mercado para solucionar seus desafios de negócios
O que é uma Análise e Estudo de Mercado?
A análise e estudo de mercado engloba uma perspectiva mais ampla de interpretar dados de levantamentos, pesquisas, estudos entre várias fontes, com objetivo de avaliar todas as opções possíveis de crescimento da empresa, previsões de negócios e leitura de nichos e clientes, para determinar estratégias e planos de ação.
O estudo e análise de mercado que a Thinkerest realiza, está focada em:
Análise da Indústria: acompanhar as tendências dos mercado de atuação do seu negócio (aspectos tecnológicos, culturais, demográficos e comportamentais).
Análise competitiva: estabelecer análises dos seus concorrentes, de que forma estão comercializando produtos, quais as estratégias e como se diferenciam em seus esforços de marketing, qual o posicionamento mercadológico em relação aos diferentes públicos e nichos, e também, qual a penetração e percentual de mercado que detém.
Análise de mercados-alvo: identificação e priorização de mercados-alvo específicos, onde a atuação da sua empresa terá mais impacto e relevância, devendo fazer parte das suas estratégias e planos de negócios.
Principais Benefícios de uma Consultoria de Mercado
- Desenvolva uma visão estratégica mais assertiva: para o seu negócio é fundamental nas diversas fases e momentos, que a visão do cenários e mercados, esteja correta, acelerando o desempenho e rentabilidade.
- Tome decisões bem fundamentadas: o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, depende diretamente da qualidade das decisões tomadas. Utilizando análises de mercado estruturadas, as decisões de negócios são embasadas em dados e informações de qualidade. seu conhecimento e experiência.
- Tenha acesso a informações precisas: os estudos e análises mercadológicos, fornecem informações reais e precisas, para que a empresa possa aproveitar as oportunidades ou se preparar adequadamente para enfrentar possíveis ameaças – sempre estando um passo à frente de seus concorrentes.
- Conheça o potencial e o tamanho dos mercados: pesquisas de inteligência de mercado, estimam e avaliam o tamanho potencial de mercados para novos produtos, serviços ou novos negócios.
- Determine a melhor sistemática de vendas para seu negócio: atue de acordo com as necessidades e o momento de mercado e as necessidades dos seus clientes, de forma a obter o melhor posicionamento possível.
- Conheça as características e preferências dos seus clientes: saber o que os clientes querem, presam e gostam, é um fator extremamente poderoso, possibilitando que sua empresa possa atendê-los ajuda saber como as preferências (e gostos) dos clientes mudam para que a empresa possa satisfazer e explorar suas preferências, hábitos de compra, condições para melhores negociações, produtos que devem ser fabricados e vendidos e determinar melhores margens de preços.
- Saiba a percepção dos seus clientes sobre a marca da sua empresa: estudos de mercado mostram como os clientes percebem o seu negócios, sua marca e seus produtos e serviços.
- Antecipe os cenários e tendências de mercado: ter acesso à previsões de cenários e tendências, possibilita implementar melhores estratégias de marketing, empresariais e comerciais, trazendo ganhos efetivos para o negócio.
Tome decisões melhores e mais seguras, a Thinkerest Consultoria Mercadológica, desenvolve o mapeamento, análises e estudos de mercado em: segmentação, posicionamento, concorrência e vantagens competitivas, totalmente customizadas para seu negócio.
Alguns Exemplos de Estudos e Análise de Mercado já Executados
A Thinkerest Consultoria é uma empresa que faz estudos de mercado sob demanda e customizados, veja alguns exemplos:
- Avaliação de Entrada em Novos Segmentos de Mercado.
- Análise de Concorrentes, Canais de Venda e Formato de Operação.
- Avaliação e Estudo de Mercado para Lançamento de Produto “Sistema de Gestão Online”.
- Estudo de Mercado para Avaliação de Marca e Potencial de Escola.
- Estudo de Segmentação de Mercado na Indústria Metal Mecânica.
- Análise de Riscos e Vulnerabilidade para Lançamento de Produtos.
- Estudo e Análise para Implantação de Nova Unidade de Negócios.
- Suporte a Plano de Negócios Envolvendo Inovação e Abertura de Novo Mercado.
- Potencial de Consumo de Empresas Hospitalares Após a Pandemia Covid19.
- Estudo de Mercado para Clientes Potenciais de Empresa de Seguros.
Principais Etapas de um Processo de Estudo e Análise de Mercado
Elencamos abaixo, as principais etapas que podem ser aplicadas a vários tipos de projeto, tais como: avaliação de mercado, análise de concorrência, avaliações de produtos e serviços, estudos mercadológicos, pesquisas de satisfação e pesquisas de relações públicas entre outros.
Parece simples e óbvio, mas muitos estudo de mercado falham justamente nesse ponto.
É necessário que seja feita uma análise clara e objetiva de qual é o real problema que a análise de mercado deverá responder.
Nesta etapa, também deverão ser definidos de forma clara os objetivos, expectativas e prazos para realização da pesquisa e das conclusões.
Nesta etapa, são estabelecidos: orçamento e recursos que deverão ser utilizados.
Também nesta etapa, deverão ser analisados todos os fatores que irão impactar na pesquisa e análise de mercado, tais como: ambiente econômico ou de negócios, perfil do mercado e seus participantes, quais serão os métodos de amostragem, tipos de levantamentos e a formulação das hipóteses.
Nos processo de Estudo e Análise de Mercado, a criação e o desenvolvimento da pesquisa ou do questionário, são as etapas mais importantes.
O desenvolvimento das perguntas requer tempo, estratégia e muita habilidade.
Esse cuidado é fundamental, pois se forem elaboradas “perguntas ruins”, os dados e respostas serão igualmente ruins. Durante a elaboração da pesquisa, tenha claros quais serão os métodos de amostragem e, quais os fatores de análise de dados que deverão ser utilizados.
Como todo projeto, antes de efetivamente a coleta de dados ser aplicada, deverão ser efetuados testes para que fique garantido que os dados serão coletados da forma correta.
Para esta etapa, existem várias ferramentas de pesquisa online, como SurveyMonkey e Google Forms, que permitem que todos os testes sejam efetuados previamente (e eventualmente também serão a ferramenta de aplicação das pesquisas).
Após o término da etapa de pesquisa e coleta, a análise dos dados obtidos pode ser realizada usando planilhas eletrônicas como Excel, Google Sheets ou Free Office entre outros.
Existem ferramentas mais avançadas como o SPSS, para projetos maiores e mais complexos.
Uma análise de mercado, tem sua etapa final na elaboração e apresentação dos resultados obtidos.
Com essa etapa pronta são efetuadas as conclusões, analises e estudos para que possam embasar tomadas de decisão e ações decorrentes desse trabalho.
A partir desse momento, sua empresa deve executar a etapa mais significativa de todo o processo: partir para a ação, com objetivo de aproveitar as oportunidades geradas pelo estudo.
Por que Contratar a Thinkerest para Desenvolver e Elaborar seu Estudo e Análise de Mercado?
- As soluções de estudo e inteligência de mercado da Thinkerest – assim como todo o nosso trabalho – são orientadas para apoiar nossos clientes na obtenção de informações e análises que ampliem as alternativas de sucesso e desenvolvimento e ampliação de mercados.
- Operacionalizamos a estratégia de negócios ponta a ponta para sua empresa: com mais de 25 anos de atuação e 450 projetos, nós entendemos a sua jornada, atuamos para potencializar o que torna seu negócio único, com abordagens amplas e criando, desenvolvendo e implementando vantagens competitivas para sua empresa.
- Quando você contrata a Thinkerest, nós trabalhamos em parceria com você, guiando e apoiando o crescimento e transformação da sua empresa.
- Nossa área de Análise de Mercado. trabalha para efetuar estudo das tendências de mudança no mercado, cenários e clientes.
- Avaliamos as alternativas de novos negócios, movimentos e estratégias dos concorrentes, melhorando sua leitura da arena de competição onde sua empresa atua.
- Nossa inteligência de mercado apoia as empresas implementar e desenvolver ações centradas no cliente, avaliando as demandas do mercado, opiniões dos clientes, avaliando as opções de upsell, sell in e sell out.
- Nossos serviços de pesquisa de mercado, análise e estudos mercadológicos, são personalizados, sendo realizados “on demand”, sempre de acordo com os seus objetivos empresariais.
- Apoiamos seu negócio na redução de riscos e tomadas de decisão mais seguras e assertivas.
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