Projeto de Marketing Estratégico e Planejamento Comercial

Case Thinkerest Consultoria:

Projeto de Marketing Estratégico e Planejamento Comercial para Empresa de Embalagens Metálicas

Projeto de Marketing Estratégico e Planejamento Comercial

Neste case, apoiamos uma fabricante de embalagens metálicas, precisava se reposicionar no mercado, reestruturar a área comercial e adotar processos e ferramentas de gestão de clientes. 

Cenário e Problema do Cliente:

Empresa de Embalagens Metálicas

  • A empresa precisava revisar sua estratégia de marketing, ampliar mercados de atuação e potencializar sua área comercial.  
  • A marca já estava consolidada em alguns mercados e tinha o objetivo de ampliar seu escopo de produtos.  
  • O objetivo do projeto era (1) aperfeiçoar, sistematizar e melhorar a atuação nos mercados que já atuava, (2) analisar mercados potenciais e requisitos de entrada nesses mercados, (3) entrar em 3 novos mercados no prazo de 2 anos, (4) adequar o marketing e a área comercial para os novos mercados e, (5) implementar processos, ferramentas (CRM) para suportar a gestão e ações.

Abordagem da Thinkerest Consultoria

  • Avaliação e entendimento das estratégias de mercado atuais, potencial fabril, cultura empresarial,  sistemática de desenvolvimento de novos produtos e objetivos empresariais;
  • Desenvolvimento de estudos e análises de mercado, identificando as categorias de embalagens com maior potencial de crescimento.
  • Verificação e análise dos requisitos, sentimentos e processos de compras dos clientes potenciais em relação às novas alternativas de produtos.
  • Desenvolvimento de nova proposta de valor para os novos mercados;
  • Analise dos concorrentes  potenciais; 
  • Determinação dos fatores referentes à oferta (proposta de valor x preço x custos) e capacidades gerais, tais como chave distribuição, imagem de mercado entre outros;
  • Estruturação de um plano de marketing estratégico contemplando posicionamento para os novos mercados, estratégias de comunicação, planos de ação e metas;
  • Diagnóstico e análise da estrutura da área comercial e vendas atual.
  • Revisão de processos,  ferramentas e indicadores de vendas e inteligência de mercado.
  • Apoio na implementação de um CRM.
  • Estruturação de uma política de canais com distribuidores.
  • Execução de workshops para as diferentes áreas envolvidas. 
  • Implementação e treinamento das equipes.

Metas e Objetivos Principais desse Projeto

  • Ampliar o escopo de mercados da empresa, com aumento de faturamento, potencialização das tecnologias já existentes e diversificação do mix de produtos.
  • Implementar uma política de canais para distribuição dos produtos.
  • Implementar processos, ferramentas, indicadores e métodos de análise e gestão comercial.
  • Melhoria das margens de participação e diluição dos riscos por estar concentrada em poucos mercados bastante específicos.
  • Estruturação das novas estratégia de marketing, contemplando os novos mercados.

Principais Benefícios e Resultados

  • Ampliação do perfil de atuação da empresa, incluindo acréscimo de faturamento na ordem de 30% em 2,5 anos.
  • Alteração do perfil de marketing estratégico, para uma empresa com maior foco e atuação no mercado, incluindo inteligência de mercado, inovação e maior velocidade no desenvolvimento de novos produtos.
  • Ampliação dos canais de vendas, com estruturação de processos e ferramentas de gestão comercial.

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