Melhoria da Produtividade dos Representantes de Vendas

Case Thinkerest Consultoria:

Melhoria da Produtividade dos Representantes de Vendas

Neste case, a Thinkerest ajudou uma indústria plástica a melhorar a produtividade e resultados do seu time de representantes comerciais e também, implementar um modelo de previsão e planejamento de vendas.

Cenário e Problema do Cliente:

Indústria Plástica

  • Com um crescimento bem menor do que o previsto, nosso cliente da Indústria Plástica, tinha várias questões sobre a efetividade e produtividade dos seus representante de vendas.

 

  • Embora já fizessem uso de um sistema de CRM, se defrontaram com problemas de planejamento e previsão de vendas, produtividade dos representantes comerciais e estabelecimento de receitas previsíveis e constantes, sem grandes sobressaltos.

 

  • Havia também a necessidade de aproximar e integrar as áreas de Marketing e Comercial, com objetivo de melhorar desempenho e eficácia. 

Abordagem da Thinkerest Consultoria

  • Como primeiro passo neste projeto, foram efetuados estudos e análises sobre a carteira de clientes, acuidade das informações, processos de gestão comercial e histórico de vendas;
  • Análise do “modus operandi” dos representantes comerciais da empresa, com visitas em campo para acompanhamento das atividades em diferentes cidades e estados do país;
  • Análise das sistemáticas, processos e ferramentas de previsão de vendas, fluxo do pipeline de vendas, tempos e prazos para fechamento de novos negócios;
  • Avaliação da área de marketing e processos de inteligência comercial;
  • Implementação de benchmarks e indicadores de gestão para aferição e melhora da performance do negócio.

Análise Prévia e Diagnósticos Principais

  • Os representantes de vendas,  gastavam 30% do seu tempo trabalhando em clientes “nível C”, que geravam menos de 20% do faturamento total;
  • Ausência de dados suficientes sobre as atividades dos representantes de vendas, tendo sido apurado que menos de 30% das informações necessárias, estavam alimentando efetivamente o CRM;
  • Obstáculos e tendências de negócios: previsões não confiáveis, falta de visibilidade e interação entre marketing e área de vendas.
  • Problemas no planejamento, dimensionamento incorreto da força de vendas e distribuição da base territorial;
  • Existência de “áreas brancas” na cobertura do território;
  • Os representantes de vendas não estavam prospectando clientes com maior potencial de compra, consumindo mais de 25% do seu tempo com prospecção em clientes de nível C;
  • Os representantes de alto desempenho, gastam mais de 50% do seu tempo em reuniões e visitas, com clientes de potencial “B e A”, do que os clientes de menor potencial e desempenho.

Metas e Objetivos Principais desse Projeto

  • Melhorar a previsão no processo de vendas para dimensionar o negócio e ganhar mais negócios.
  • Determinar maior visibilidade nas atividades do representante de vendas para melhorar a produtividade e o treinamento
  • Estabelecer uma ponte entre vendas e marketing para maior eficácia

Métodos e Ferramentas Utilizados

Principais Benefícios e Resultados

  • Aumento médio de 27% na produtividade dos representante de vendas: prospecções, negociações e fechamento de vendas;
  • Incremento comercial de vendas na ordem de 15% no primeiro ano e evolução mínima de 5% nos 2 anos subsequentes;
  • Depuração, reclassificação da curva ABC, reordenação de objetivos e prioridades;
  • Adequação de mais de 2500 prospects, permitindo ao marketing executar um funil de vendas mais eficiente;
  • Melhoria da previsão de vendas, com maior  precisão e acurácia das estimativas (o que melhora o planejamento organizacional de suprimentos, produção e logística);
  • Com a implantação do projeto e posterior acompanhamento pontual, foi apurado que mais de 80% dos principais “fechamentos com novos clientes”, foi precedido por um agendamento de reunião, em ação conduzida pela área de marketing;
  • Os representantes comerciais e gestores de vendas foram treinados, recebendo insights, modelos e conhecimento para melhora da performance geral.

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