Case Thinkerest Consultoria:
Inteligência Competitiva para Lançamento de Novos Produtos
Neste case, a Thinkerest ajudou uma empresa de serviços a revisar alguns produtos do seu portfólio, entender alguns mercados em profundidade, balisando a oferta de novos produtos.
Cenário e Problema do Cliente:
Empresa de Serviços
- Portfólio de produtos envelhecido, com alta concorrência e redução de margens.
- Dificuldade em avaliar mercados e cenários para lançamento de novos produtos e oxigenação da carteira de produtos.
- Estabelecer uma dinâmica para que a empresa pudesse avaliar as oportunidades de mercado, lançando novos produtos com maiores possibilidades de sucesso, assim como, melhores margens
Abordagem da Thinkerest Consultoria
- Avaliação e entendimento das Estratégias atuais, determinando objetivos, ações estruturais do projeto de acordo com a cultura e estágio de desenvolvimento da empresa;
- Estudos e análises sobre os produtos existentes, carteira de clientes, acuidade das informações e histórico e evolução de vendas;
- Determinar um planejamento para estabelecer as principais estratégias competitivas;
- Desenvolvimento de pesquisas, estudos e análises de mercado;
- A proposta de valor da empresa e seus produtos, incluindo, recursos principais, usos para o produto (empresas, consumidores finais, vendas a área pública (governos e autarquias). Custos unitários, custos em relação à escala, investimentos, metas de ROI, preços concorrentes/substitutos;
- Capacidades-chave para competir: patentes, registros e distribuição;
- Analise dos concorrentes: atuais e potenciais em relação a: participação de mercado; taxas de crescimento; perfil de produtos (incluindo proposta de valor), clientes e praças de atuação;
- Determinação dos fatores referentes à oferta (proposta de valor x preço x custos) e capacidades gerais, tais como chave distribuição, imagem de mercado entre outros;
- Definição de estratégias de entrada no mercado: Canais de Vendas, custos, benefícios e investimentos necessários;
- Sistematização de ações e processos, para transferência de conhecimento;
- Elaboração de planejamento de marketing e lançamento de novos produtos;
- Implementação e treinamento das equipes.
Metas e Objetivos Principais desse Projeto
- Avaliar os mercados, determinando alternativas e oportunidades
- Estabelecer uma sistemática para que a empresa pudesse internalizar e sistematizar as análises de mercado e oportunidades de lançamento de novos produtos
- Implementação de uma área para Gestão de Produtos e Novos Negócios
- Apoiar o desenvolvimento dos processos, relatórios, análises e treinamento das equipes
- Estabelecer ações e roadmap para ações marketing e lançamento dos novos produtos
Métodos e Ferramentas Utilizados
- Estudo e Análise de Novos Mercados
- Análise de Produtos Concorrentes, incluindo Posicionamento e Preços
- Análise da Representatividade e Reputação da Empresa nos seus Mercados de Atuação
- Estratégia de Marca e Valor
- Análise da Base de Carteira de Clientes
- Análise da Jornada dos Clientes com a empresa
- Estratégias de Crescimento de Vendas
- Propostas e ajustes na sistemática de coleta de dados e informações
- Implementação de um modelo para desenvolvimento e lançamento de novos produtos
- Treinamento e desenvolvimento das equipes de Inteligência de Mercado, Marketing e Comercial
Principais Benefícios e Resultados
- Redução do tempo de lançamento de produtos para 3 a 4 meses;
- Ampliação do nível de assertividade e aceitação do mercado aos novos produtos;
- Incremento comercial de vendas na ordem de 35% no primeiro ano;
- Melhora das margens e rentabilidade;
- Implementação de uma cultura interna voltada às necessidades de mercado;
- Melhoria do entendimento das necessidades e problemas dos clientes, bem como, dos principais pontos da jornada de compras
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