Inteligência Competitiva para Lançamento de Novos Produtos

Case Thinkerest Consultoria:

Inteligência Competitiva para Lançamento de Novos Produtos

Consultoria de Inteligência Competitiva para Lançamento de Novos Produtos

Neste case, a Thinkerest ajudou uma empresa de serviços a revisar alguns produtos do seu portfólio, entender alguns mercados em profundidade, balisando a oferta de novos produtos.

Cenário e Problema do Cliente:

Empresa de Serviços

  • Portfólio de produtos envelhecido, com alta concorrência e redução de margens.
  • Dificuldade em avaliar mercados e cenários para lançamento de novos produtos e oxigenação da carteira de produtos.
  • Estabelecer uma dinâmica para que a empresa pudesse avaliar as oportunidades de mercado, lançando novos produtos com maiores possibilidades de sucesso, assim como, melhores margens

Abordagem da Thinkerest Consultoria

  • Avaliação e entendimento das Estratégias atuais, determinando objetivos, ações estruturais do projeto de acordo com a cultura e estágio de desenvolvimento da empresa;
  • Estudos e análises sobre os produtos existentes, carteira de clientes, acuidade das informações e histórico e evolução de vendas;
  • Determinar um planejamento para estabelecer as principais estratégias competitivas;
  • Desenvolvimento de pesquisas, estudos e análises de mercado;
  • A proposta de valor da empresa e seus produtos, incluindo, recursos principais, usos para o produto (empresas, consumidores finais, vendas a área pública (governos e autarquias). Custos unitários, custos em relação à escala, investimentos, metas de ROI, preços concorrentes/substitutos;
  • Capacidades-chave para competir: patentes, registros e distribuição;
  • Analise dos concorrentes: atuais e potenciais em relação a: participação de mercado; taxas de crescimento; perfil de produtos (incluindo proposta de valor), clientes e praças de atuação;
  • Determinação dos fatores referentes à oferta (proposta de valor x preço x custos) e capacidades gerais, tais como chave distribuição, imagem de mercado entre outros;
  • Definição de estratégias de entrada no mercado: Canais de Vendas, custos, benefícios e investimentos necessários;
  •  Sistematização de ações e processos, para transferência de conhecimento;
  • Elaboração de planejamento de marketing e lançamento de novos produtos;
  • Implementação e treinamento das equipes.

Metas e Objetivos Principais desse Projeto

  • Avaliar os mercados, determinando alternativas e oportunidades
  • Estabelecer uma sistemática para que a empresa pudesse internalizar e sistematizar as análises de mercado e oportunidades de lançamento de novos produtos
  • Implementação de uma área para Gestão de Produtos e Novos Negócios
  • Apoiar o desenvolvimento dos processos, relatórios, análises e treinamento das equipes
  • Estabelecer ações e roadmap para ações marketing e lançamento dos novos produtos

Métodos e Ferramentas Utilizados

  • Estudo e Análise de Novos Mercados
  • Análise de Produtos Concorrentes, incluindo Posicionamento e Preços
  • Análise da Representatividade e Reputação da Empresa nos seus Mercados de Atuação
  • Estratégia de Marca e Valor 
  • Análise da Base de Carteira de Clientes
  • Análise da Jornada dos Clientes com a empresa
  • Estratégias de Crescimento de Vendas
  • Propostas e ajustes na sistemática de coleta de dados e informações
  • Implementação de um modelo para desenvolvimento e lançamento de novos produtos
  • Treinamento e desenvolvimento das equipes de Inteligência de Mercado, Marketing e Comercial

Principais Benefícios e Resultados

  • Redução do tempo de lançamento de produtos para 3 a 4 meses;
  • Ampliação do nível de assertividade e aceitação do mercado aos novos produtos;
  • Incremento comercial de vendas na ordem de 35% no primeiro ano;
  • Melhora das margens e rentabilidade;
  • Implementação de uma cultura interna voltada às necessidades de mercado;
  • Melhoria do entendimento das necessidades e problemas dos clientes, bem como, dos principais pontos da jornada de compras

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