Realizando Reuniões Virtuais Produtivas

Realizando Reuniões Virtuais Produtivas

Um formato de reunião até então utilizado com certa restrição por muitas empresas, as reuniões virtuais tornaram-se, neste momento, a grande saída para viabilizar a continuidade da operação empresarial.

A Thinkerest, desde o início das suas atividades, já atua com a modalidade de consultorias virtuais e atendimentos online.

Com base em nossa experiência, listamos aqui os aspectos que são fundamentais para que as empresas possam fazer reuniões produtivas online, possibilitando que as equipes tenham bom desempenho em atividades home-office.

Nesse artigo, reunimos em nove tópicos os principais fatores que possibilitarão que você e seu time lancem mão de uma ferramenta fundamental para gestão de equipes e condução de projetos, independente de onde seus colaboradores estejam.

1. Determinar de Forma Clara os Objetivos de cada Reunião

  • Diferente de uma
    reunião presencial, as reuniões online devem ser pensadas sobre um outro
    prisma: quem deve participar e por quê irá participar;
  • Reuniões com até
    5 pessoas são mais fáceis de gerir e controlar;
  • Para novos grupos
    que estão iniciando em reuniões virtuais, será necessário que o gestor/condutor
    da reunião esteja preparado para ajudar os que tenham dificuldade com a
    tecnologia utilizada (Teams, Meet e Zoom, são alguns dos mais comuns);
  • Envie a pauta e
    os itens a serem abordados “previamente” à reunião, inclusive eventuais
    detalhamentos que tenderiam a ter uma longa explicação.

2. Formule Mensagens Claras e em Sequência Lógica

  • Tenha sempre em
    mente que a comunicação deve ser clara e objetiva, evitando que os
    participantes possam ter “interpretações diferentes”, o que obviamente irá
    impactar nos resultados desejados;
  • Adote uma
    sequência lógica e clara dos temas e sua correlação, de forma a facilitar a
    memorização e o raciocínio dos participantes.

3. Use o Vídeo e Conheça as Ferramentas / Tecnologias Escolhidas

  • O vídeo permite
    maior interação, aumenta a sensação de proximidade e possibilita que os
    participantes possam ver as reações uns dos outros;
  • Um outro aspecto
    do vídeo é que ele obriga as pessoas a prestarem mais atenção e, de forma
    geral, impossibilita que percam o foco executando outras tarefas;
  • Tire o máximo
    proveito das tecnologias escolhidas, explorando os vários aspectos para a
    gestão de tarefas, compartilhamento de telas e evolução das atividades de cada
    participante. Para isso, teste e utilize as tecnologias “antes” da reunião
    agendada.

4. Determine os Tempos e Incentive uma Interação Inicial

  • Determine um curto período inicial para que as pessoas possam reforçar os relacionamentos interpessoais e contar sobre os acontecimentos recentes, principalmente, nestes momentos atuais de maior isolamento físico;
  • Dito isso, tenha tempos determinados para que cada atividade prevista seja feita e/ou discutida. Reuniões de consultoria empresarial online com longas explanações ou sem metas claras e objetivas devem ser evitadas.

5. Defina um Facilitador

  • Reuniões
    virtuais, via de regra, são mais difíceis de gerir que as presenciais;
  • É bastante
    produtivo que haja um facilitador ou mediador pré-definido, de forma que todos
    possam focar na pauta e conteúdo;
  • Um dos papéis
    fundamentais do facilitador é estimular que todos sejam ouvidos de forma
    ordenada;
  • Outro aspecto é
    “estimular a participação”, chamando nominalmente quem estiver se abstendo de
    participar, para que todos contribuam com suas opiniões.

6. Obtenha, Confirme e Registre Conteúdos e Feedbacks

  • Determine
    formatos e sistemática específica para que as opiniões, comentários e feedbacks
    sejam registrados;
  • Em reuniões
    virtuais, pode ser mais complexo entender e processar todas as informações e
    decisões relevantes, desta forma, é importante que sejam utilizadas formas de
    aferição e validação do entendimento que todos tenham a respeito do assunto;
  • Certifique-se que
    essas sistemáticas sejam enviadas previamente e que todos tenham entendimento
    prévio sobre elas.

7. Não Postergue os Temas mais Difíceis

  • Uma das práticas
    comuns é postergar assuntos mais difíceis para serem discutidos quando os
    participantes estiverem reunidos presencialmente;
  • Porém, para que o
    trabalho e as reuniões virtuais possam evoluir e melhorar na linha do tempo, é
    importante que não se tenha medo de abordar os temas mais espinhosos, com o
    devido cuidado;
  • A abordagem séria
    e correta de diferentes temas e complexidades faz com que o aprendizado e a
    confiança das equipes tornem-se melhores e aumentem com o tempo.

8. Não Permita os “Multi-Tarefas” e Não Permita a Função “Mudo”

  • Em reuniões
    virtuais, não permita que as pessoas executem diferentes tarefas;
  • Esse tipo de
    atitude faz com que os outros se sintam desrespeitados, além de resultar num
    nível de entendimento e debate prejudicados;
  • Outro aspecto
    importante a se evitar é que os participantes utilizem a função “mudo”. Além de
    dificultar a operacionalização e possibilitar distrações, tira a naturalidade
    de expressão das pessoas e transforma o processo em uma atividade chata.

9. Seja Aberto, Inclusivo e Receptivo

  • Não parta do pressuposto que todos da equipe estejam cientes das possíveis armadilhas da comunicação virtual;
  • Equipes que estão dispersas geograficamente estão mais propensas a estar em momentos diferentes de experiências, situações e impedidas de nivelar esses aspectos previamente;
  • Por isso, concentre-se na comunicação mais aberta e inclusiva possível, e envolva toda a equipe nas decisões, comunicações e marcos importantes.
Quadro comparativo das principais ferramentas existentes no mercado – Elaborado pela Prodemge

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