Como não só responder aos desafios atuais impostos às empresas e mercados, mas, também, aproveitar para sair desse momento melhor e mais ajustado à nova realidade.
Em tempos ainda bastante incertos sobre o futuro e a evolução dos mercados e da economia, é fundamental que as empresas façam uma profunda análise sobre a estratégia de seus negócios, definindo caminhos e alternativas frente a diferentes cenários.
Um forte planejamento estratégico é fundamental para o sucesso das organizações. É o processo pelo qual a estratégia é traduzida em ações concretas de curto e médio prazos. Também é o veículo para decidir quais mercados são importantes para o futuro da sua empresa e quais recursos serão necessários para alcançá-los com eficiência.
Com esses objetivos em mente, listamos sete itens que entendemos serem fundamentais para as empresas de médio e pequeno portes nesse momento:
1. Análise do Macro Ambiente
Nunca essa atividade fez tanto sentido como agora. Se anteriormente à pandemia as empresas de maior sucesso e evolução sempre foram aquelas que liam, analisavam e aproveitavam com maior profundidade e assertividade as oportunidades, evitando as ameaças do mercado à sua volta, nesse momento, é condição mandatória que todas as empresas efetuem uma consistente análise do macro ambiente.
O ambiente de negócios, de competitividade, concorrência, canais de vendas e distribuição, entre outros fatores, foi profundamente alterado nos últimos meses. De forma geral, surpreendidas que foram, as empresas reagiram de maneira mais intuitiva do que estratégica e ordenada. Desse momento em diante, elas devem analisar e obter respostas para as seguintes questões:
- Como a estrutura da indústria, onde meu negócio está, será remodelada a partir de agora?
- Que escolhas estratégicas devemos efetuar para que a empresa saia mais forte do que antes da crise?
- Como a dinâmica do setor mudará?
- Os padrões de mercado praticados até março de 2020 serão deixados de lado?
- Os clientes ou consumidores precisarão de maneiras novas ou diferentes de se conectar com nossa empresa?
- Que tipos e níveis de trabalho remoto serão necessários ou trarão oportunidades para a gestão?
- Quais tecnologias atuais ou em desenvolvimento poderão mudar a dinâmica dos negócios onde nossa empresa se enquadra?
- Quais tecnologias podem apoiar ou facilitar nossas operações no curto, médio e longo prazos?
- Como estar preparado para eventuais novas interrupções de negócios e mercados?
2. Vantagens Competitivas
Diante do cenário atual, e respondidas as questões acima, identifique quais são as suas vantagens competitivas, avaliando se elas permanecerão constantes agora e no futuro.
Seja para assumir a liderança do seu setor ou negócio principal, seja para se proteger estrategicamente e minimizar ações da concorrência, é fundamental que você e seu negócio aproveitem de forma clara e objetiva seus principais recursos para fortalecer sua estratégia competitiva e obter vantagens, hoje e no futuro de mais longo prazo.
3. Simplicidade e Agilidade
Esse é o momento ideal para tornar a gestão e operação da sua empresa mais simples e ágil. Aproveite a oportunidade para questionar “lugares comuns” e aspectos que sempre foram “padrão” no seu negócio, mas que nunca receberam a devida atenção para melhoraria ou simplificação.
Todo aspecto que não seja flexível, ágil e simples deve ser avaliado e radicalmente melhorado – isso inclui todos os fatores da empresa, sejam produtos, serviços, clientes, distribuição e logística, produtividade das equipes, regiões de atuação, modelos de canais e vendas, entre outros.
Mantenha a empresa flexível. Esteja preparado para fazer ajustes à medida que concorrentes, clientes e condições econômicas do mercado mudarem (e elas mudarão com toda certeza). Integre seu time e faça reuniões regulares para debate de estratégias, destacando o comportamento do mercado, ações de correção e aquelas destinadas a aproveitar oportunidades e perspectivas gerais do negócio.
4. Resiliência
Busque e amplie a resiliência do negócio, avaliando que mudanças a empresa deve introduzir agora em diferentes áreas, tais como cadeia de suprimentos, gestão e atendimento ao cliente, marketing e comunicação entre outras.
O objetivo principal é adotar ações para melhorar e ampliar sua sustentabilidade econômica e financeira, adotando práticas para que a empresa possa tanto se recuperar rapidamente deste momento, quanto estar mais preparada para futuros contratempos.
5. Priorização
Concentre-se no que é mais importante: definir prioridades é um dos principais passos para alcançar seus objetivos estratégicos.
Usar técnicas como a “Regra 80/20”, “Matriz de Prioridades Estratégicas”, ou “Matriz de Eisenhower”, entre outras, é fundamental para que você e sua equipe se concentrem no que trará melhores resultados em menor espaço de tempo.
6. Comunicação
Comunique-se! É muito importante que tudo o que listamos até aqui seja divulgado e entendido pela organização em todos os seus níveis hierárquicos.
Certifique-se de que todos entendam claramente o que está sendo feito, compreendendo seus objetivos e papéis, sendo parte ativa do processo de reação e melhoria da empresa.
Mantenha os colaboradores informados, estimule que participem e trabalhem para a melhoria do processo como um todo – faça com que todos entendam e se norteiem pelas estratégias do negócio.
7. Ajuda Externa
Busque e invista em ajuda externa. Avalie formas e métodos de obter ajuda qualificada para agilizar e facilitar o processo de transição cultural e implantação de mudanças para melhoria.
Existem várias alternativas, passando por consultorias, mentorias, grupos empresariais e especialistas de diversas áreas e assuntos.
À medida que as empresas crescem, a necessidade de uma experiência mais abrangente e uma visão mais ampla torna-se maior. Um recurso externo pode fornecer neutralidade de opinião e ampliar a criatividade da empresa, seja trazendo novos conhecimentos, seja questionando e desafiando suposições e aspectos menos flexíveis na organização, elaborando perguntas difíceis, mas necessárias e, ainda, incorporando novos métodos e tecnologias.
O mais importante é iniciar o processo. Defina seus objetivos, engaje seu público interno, avalie se a empresa dispõe de todas as competências e recursos para conduzir o trabalho sozinha, ou se precisará de alguma ajuda. Estabeleça prazos, métricas e ferramentas para acompanhamento da evolução e mãos-à-obra.
Um abraço e até o próximo artigo!
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