Tão importante quanto se ter uma estratégia, é ter um processo estruturado para poder implementar e acompanhar. Os modelos de planejamento estratégico fornecem essa estrutura.
Nesse artigo, listamos alguns dos principais modelos que utilizamos no processo de criação de um plano estratégico, em nossos projetos de consultoria de estratégia empresarial.
A maior parte das empresas estão sempre procurando maneiras de melhorar. É a busca por permanecerem relevantes, com bom nível de vedas, assim como, o mais lucrativas possível.
Mas apenas desejar, não fará seu negócio se tornar melhor. É preciso que haja estratégia e, em seguida, um modelo para implementar essa estratégia.
Em primeiro lugar, cabe salientar, que não existe um modelo único de planejamento estratégico que funcione igualmente para todos os negócios. Sua empresa deve descobrir qual é o ideal, tendo em mente, que qualquer modelo adotado, deverá ser ajustado para suas necessidades ou ainda, deve-se utilizar uma combinação de dois ou mais modelos.
Os modelos de planejamento estratégico, auxiliam na estruturação dos principais objetivos empresariais, planejamento de projetos e, na implementação das metas organizacionais de maneira completa e estruturada.
Em relação aos vários modelos de planejamento estratégico, suas sistemáticas e etapas, podem ser bastante diferentes uns dos outros – sendo que geralmente, a escolha por um deles, será em função do tipo de organização e estágio de desenvolvimento em que se encontra.
Nesse artigo, iremos demonstrar cinco modelos, entre os mais utilizados nas empresas que prestamos consultoria em plano e posicionamento estratégico. Sua empresa, com quase toda certeza, irá encontrar entre eles, um modelo que se adapte ao seu modelo de negócio e necessidades em que se encontra.
O que é um Modelo de Planejamento Estratégico?
Um modelo de planejamento estratégico é como uma empresa elenca e define seus principais objetivos estratégicos, define e implemente um plano para implementá-los, de forma a acompanhar, melhorar suas operações e, atingir os objetivos estabelecidos.
Os principais componentes de um modelo de planejamento estratégico incluem minimamente:
- Um modelo estruturado para criação das metas e objetivos: a estrutura refere-se aos diferentes componentes do seu plano estratégico e como todos eles se encaixam. Por exemplo, essa estrutura pode começar com as declarações de Missão e Visão, depois avançar para Valores, Áreas de Foco e determinar diferentes Objetivos e seus níveis e importância;
- Estruturas para ajudar a empresa a decidir o que é realmente importante e no que é necessário trabalhar: as estruturas, são metodologias que sua empresa pode aplicar para ajudar a definir seus objetivos, e, categorizar esses objetivos para garantir que eles sejam equilibrados e atendam às suas necessidades;
- Governança: que determina como a empresa irá efetivamente acompanhar e relatar os elementos de objetivo de sua estratégia.
Além dos aspectos estruturantes acima, um bom processo de planejamento estratégico deve pensar em:
- Estabelecer objetivos de longo prazo
- Analisar os fatores internos ao negócio, que causam as questões mais importantes que o plano estratégico deve abordar;
- Gerar e priorizar as opções estratégicas que abordem as questões mais importantes;
- Decidir entre as diferentes opções, quais serão executadas e em qual sequência;
- Indicadores para acompanhamento dos resultados da implementação das estratégias.
Vejamos agora, alguns modelos estruturados de planejamento estratégico que irão ajudar seu negócio a identificar onde pode melhorar, definir suas metas, mapear os processos e procedimentos necessários, assim como, adotar as sistemáticas de acompanhamento para garantir que se alcance as metas estabelecidas.
Principais Modelos de Planejamento Estratégico
- Modelo Convencional ou Padrão
- Modelo Baseado em Problemas
- Modelo de Alinhamento Estratégico
- Modelo de Planejamento Estratégico de Cenários
- Modelo Inspirador de Planejamento Estratégico
Modelo de Planejamento Estratégico Convencional ou Padrão
O modelo convencional de planejamento estratégico é ideal para estabelecer a visão, missão, objetivos de negócios e valores de sua empresa. Este modelo ajuda seu negócio a definir as etapas específicas que precisam ser seguidas para o atingimento das metas, monitorar o progresso para manter todos no alvo e resolver problemas à medida que surgem.
Caso seja a primeira vez que sua empresa executa um planejamento estratégico, o modelo convencional é o mais indicado a ser adotado. Em linhas gerais, ele é indicado para:
- Pequenas empresas;
- Médias e grandes empresas com pouca ou nenhuma experiência anterior em planejamento estratégico;
Empresas com poucos recursos financeiros ou pequena estrutura de pessoas.
Principais etapas:
- Identifique e faça a declaração de missão da empresa. Reúna sua equipe em uma sessão de brainstorming, com objetivo de gear a maior quantidade de ideias possível;
- Determine o a visão e o propósito do negócio;
- Identifique os objetivos da empresa, definindo as metas de negócios de forma clara e objetiva, de forma a permitir que o desempenho de sua equipe seja o melhor possível, o que irá impactar positivamente no moral e motivação;
- Determine as estratégias que ajudarão a empresa a alcançar seus objetivos. Deve-se entender quais passos precisam ser tomados para alcançar esses objetivos, separando-os em objetivos de curto, médio e longo prazo;
- As abordagens e estratégias devem ser específicas, para que não haja dúvidas nos colaboradores envolvidos na sua execução;
- Desenvolva planos de ação para implementar cada uma das estratégias acima. Os planos de ação manterão as equipes focadas nos objetivos, e sua empresa na direção correta;
- Faça monitoramento constante, revisando e ajustando o plano estratégico à medida que for evoluindo. Como em qualquer plano estratégico, é importante acompanhar de perto se sua empresa está implementando-o com sucesso e como você pode ajustá-lo para obter um resultado melhor.
Modelo de Planejamento Estratégico baseado em Problemas ou Questões
Este modelo, também pode ser chamado de modelo de planejamento baseado em metas, em linhas gerais é um aprimoramento do plano convencional, sendo utilizado por empresas que desejam se aprofundar no planejamento estratégico. É um pouco mais dinâmico e bastante aplicado por empresas que desejam criar um plano mais abrangente, tais como:
- Empresas que já tenham experiência básica em planejamentos estratégicos;
- Empresas que necessitem de um planejamento mais aprofundando e abrangente;
Principais etapas:
- Execute uma análise SWOT o mais profunda e abrangente possível. Determine os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa através da análise SWOT, objetivando obter uma visão geral clara, de onde seu plano estratégico deve focar – mais a frente, explicaremos como deve ser desenvolvida uma análise SWOT;
- Através da análise SWOT, identifique e priorize os principais problemas e, os principais objetivos da empresa – isso é fundamental determinar em que seu plano estratégico deve se concentrar;
- Desenvolva as principais estratégias que abordem todas as questões e objetivos identificados na etapa anterior. Procure sempre, desenvolver estratégias abrangentes focando em suas metas e problemas que tenham maior prioridade, de forma a manter os processos o mais direto e simples possível;
- Reveja e atualize a declaração de missão e visão da empresa. Tenha convicção que essas declarações estejam plenamente alinhadas com as novas estratégias. É bastante interessante, que sua empresa defina, ou reveja os valores que a direcionam, é uma ferramenta importante na condução e direcionamento das equipes, e também na aquisição de talentos;
- Elabore os planos de ação. Eles irão permitir determinar a execução das metas, as necessidades de recursos, as funções e as responsabilidades de sua empresa;
- Elabore um documento de planejamento operacional anual que permita implementar as decisões estratégicas e táticas. Esse plano deve ser renovado anualmente, sempre em sincronia com o planejamento estratégico;
- Identifique e quantifique os recursos necessários para a execução do plano operacional. Caso sua empresa necessite de investimentos, ou de colaboradores específicos para algumas das iniciativas, ou ainda para implementar o plano estratégico, este é o momento de alocar todos os recursos que forem necessários;
- Defina prazos e datas específicas para acompanhar e revisar o planejamento estratégico. Efetue os apontamentos e melhorias aprendidas da execução do plano operacional, de forma que se possa sempre, avaliá-los e implementar as melhorias necessárias para a próxima fase de planejamento estratégico;
- O planejamento baseado em problemas, deve ser repetido anualmente, com revisões periódicas sempre que os problemas e ações forem resolvidos ou executados.
Modelo de Alinhamento Estratégico
O foco desse modelo é garantir o alinhamento entre a missão da empresa e seus recursos. Pode ser útil também, para empresas que desejam saber por que suas metas não estão alcançando os resultados esperados ou ainda, que desejam ajustar seus objetivos.
O planejamento estratégico de alinhamento estratégico, busca garantir um forte alinhamento entre as operações internas de uma empresa (tais como marketing, vendas ou pesquisa e desenvolvimento) com o alcance de uma meta geral (exemplos: lançamento de um novo produto, entrada em novo mercado ou planejamento de vendas entre outros).
Principais etapas:
- Reavalie missão, visão, propósitos, objetivos, metas, recursos e ações que estejam em curso;
- Identifique o que está funcionando e o que precisa mudar;
- Identifique quais operações internas estão mais diretamente alinhadas com o alcance desse objetivo e quais não estão;
- Determine como, em que tempo e com quais recursos as mudanças deverão ocorrer;
- Estabeleça uma meta geral para o processo de alinhamento;
- Identifique abordagens ou estratégias específicas para cada operação interna que devem ser implementadas para atingir cada objetivo;
- Adicione as mudanças ao modelo de processo de planejamento estratégico que esteja em curso;
- Monitore e atualizar o plano de forma contínua.
Modelo de Planejamento Estratégico de Cenários
O modelo de planejamento estratégico através de elaboração de cenários é considerado mais uma técnica do que um modelo. É frequentemente usado em conjunto com outros modelos de planejamento estratégico, podendo ser bastante útil na identificação de objetivos e problemas.
Geralmente, esse modelo é indicado para empresas que desejem ou necessitem, estar preparadas para diferentes cenários que podem ocorrer devido a forças externas ou a uma mudança no ambiente de negócios, tais como mudanças no cenário econômico ou político, mudanças demográficas ou ainda, mudanças de regulamentações.
Principais Etapas:
- Identifique fatores externos que podem influenciar seu negócio. Como citado acima, avalie possíveis alterações nos fatores demográficos, regulatórios ou ambientais, ou ainda, mudanças no comportamento de compras dos seus clientes;
- Avalie o pior cenário que os fatores acima podem ter em sua organização. Se os gestores da empresa determinarem quais os piores cenários possíveis, poderão se preparar de uma forma muito mais eficiente para ele. Essa análise, além de evitar “uma paralisia”, por conta da pressão em um eventual contesto real, permite que ações e decisões sejam tomadas de forma mais rápida e eficaz;
- Identifique e analise dois cenários empresariais adicionais. Além do pior cenário, sua empresa também deverá avaliar as alternativas de um cenário bastante positivo e outro que seja intermediário aos dois (médio). Sempre é interessante lembrar, que a análise de um cenário ruim, conforme visto no item anterior, permite em vários casos, que a empresa seja motivada a tomar ações de mudança, que a melhorem de forma geral. No entanto, discutir os outros dois cenários, permite que se concentre nos aspectos positivos – criando e aproveitando as oportunidades que sua empresa pode ter pela frente;
- Os gestores devem identificar, analisar e sugerir estratégias e soluções para cada cenário. Todos na equipe devem fazer um brainstorming, avaliando as diferentes formas pelas quais a empresa poderia responder a cada um dos três cenários;
- Esse processo, deve obter considerações ou estratégias comuns para sua empresa. Não é incomum que os colaboradores envolvidos, apresentem soluções semelhantes. Desta forma, fica mais simples definir são mais viáveis, ou se é necessário que sejam desenvolvidas novas opções;
- Após as etapas anteriores, deve-se identificar qual dos três cenários é o mais provável que ocorra nos próximos 3 a 5 anos, assim como, quais são as estratégias que deverão ser adotadas para ele, e também, como a empresa deve responder a possíveis mudanças.
Modelo Inspirador de Planejamento Estratégico
O modelo de planejamento estratégico inspirador, é bastante utilizado quando se deseja efetivamente “inspirar, engajar e dar mais dinamismo” às equipes, enquanto em paralelo, a empresa atua no atingimento de seus objetivos estratégicos.
É utilizado também, em situações em que é necessário apresentar ou reconectar os colaboradores à estratégia de negócios em casos de M&A (Merge e Acquisitions / Fusões e Aquisições). Costuma ser melhor para empresas onde:
- Haja uma cultura de “start-up”, com aspectos mais dinâmicos e ágeis;
- Negócios que estejam buscando mais energia e inspiração, procurando dar alento aos processos criativos;
- Estejam em busca de soluções mais rápidas, ou ainda, mudança de estratégia de uma forma mais acelerada;
Principais etapas:
- Esse processo, deve reunir os gestores e colaboradores, para que sejam debatidas alternativas de uma visão inspiradora para sua empresa. Dentro do espírito e objetivo desse modelo, quanto maior for o número de pessoas que participarem, maior será a quantidade de ideias e informações;
- Proponha um brainstorm para obter objetivos e ideias mais impactantes e ousadas. Incentive e parta do pressuposto, que não se deve limitar as ideias que podem parecer ruins. Limitar as ideias, em geral resultam que as pessoas fiquem intimidadas e não contribuam, e isso pode impactar que eventualmente, que ideias realmente boas e diferenciadas, mesmo que em um primeiro momento causem estranheza, não sejam dadas, o que faz com que o processo como um todo, fique minimizado;
- Identifique os recursos da sua empresa. Avalie se ela tem os recursos necessários para se implementar as novas ideias. Caso não os tenha, as estratégias terão que ser ajustadas, ou será necessária a alocação de mais recursos;
- Elabore e implemente uma estratégia que equilibre os recursos disponíveis, com as ideias geradas nas sessões de brainstorming. Lembre-se que ideias mais complexas, mesmo que não entendidas num primeiro momento, podem gerar excelentes oportunidades, mas por outro lado, podem implicar em grandes riscos – devendo ser avaliadas sob vários aspectos, antes de se tomar a decisão de implementá-las. Cerque-se de todos os cuidados, balanceando as ideias com a direção e implementação estratégica.
Atenção e cuidados: embora esse modelo possa ser altamente energizante, é necessário atentar que se malconduzido, ou se for excessivamente otimista, pode resultar em um planejamento bastante irreal. Isso determina, que embora seja mais dinâmico de forma geral, deve-se mesclar com componentes mais estruturais dos outros modelos já apresentados.
Matriz e Análise SWOT
A análise SWOT é uma das ferramentas de planejamento estratégico mais utilizadas.
Com a matriz SWOT, iniciam-se vários processos na identificação das oportunidade e riscos que envolvem um negócio, assim como, quais forças e fraquezas sua empresa tem.
SWOT é a sigla em inglês que significa Strengths/Forças, Weaknesses/Fraquezas, Opportunities/Oportunidade e Threats/Ameaças, em português, é chamada de FOFA.
Os pontos fortes e fracos dizem respeito aos aspectos internos do seu negócio – onde sua empresa detém condições de exercer controle e efetuar alterações sempre que necessário. sobre as quais você tem algum controle e pode mudar.
Oportunidades e ameaças dizem respeitos aos aspectos externos ao seu negócio – acontecimentos que estão acontecendo no mercado de forma geral e estão fora do seu alcance.
Usando uma análise SWOT
Após efetuar as análises necessárias para ter uma SWOT completa, sua empresa estará pronta para utilizá-la em estratégias reais. Afinal, o objetivo é justamente dar o maior embasamento possível para elaborar boas estratégias, que irão direcionar as ações do negócio nos próximos períodos.
A primeira etapa é analisar seus pontos fortes, determinando como sua empresa pode usar esses pontos fortes para aproveitar suas oportunidades que forem identificadas. Na sequência, analise como seus pontos fortes podem combater as ameaças que identificadas no mercado. Use essa análise para produzir uma lista de ações que sua empresa irá efetuar.
Com essa lista de ações elencadas, estabeleça datas e cronogramas, para que sejam estabelecidos marcos, prazos para que as metas e objetivos sejam efetuados. No mesmo sentido, deve-se avaliar as oportunidades e ameaças externas, de forma a antecipar ações para minimizar as fraquezas internas.
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