Estratégia não é nada sem uma boa implementação. Da mesma forma, uma implementação sem uma estratégia minimamente adequada é apenas atividade sem plano.
De forma simples, estratégia significa fazer as coisas certas, enquanto a execução significa fazer as coisas corretamente. Não é essencial que toda estratégia seja algo de outro mundo, ela precisa movimentar sua empresa na direção correta, com uma extrema ênfase na ação “mover”.
À medida que a concorrência aumenta e os recursos se tornam mais restritos, serão as empresas mais inteligentes que terão sucesso. Fornecer informações precisas mais rapidamente para conduzir decisões e implementação estratégica, será uma poderosa vantagem competitiva e ajudará a fechar a lacuna na execução da estratégia.
O Necessário Equilíbrio entre a Execução e a Estratégia
Existe uma história, que conta sobre um estrategista que havia ficado muito desapontado ao saber os baixos resultados do trimestre de sua empresa – exasperado, ele pergunta a um dos gestores operacionais, se eram estúpidos demais para implementar com sucesso, uma boa estratégia. O gestor responde de forma astuta: por que vocês não conseguem desenvolver uma estratégia que possamos implementar com sucesso?
Neste artigo, iremos abordar um aspecto fundamental que norteia nosso trabalho, como consultoria: é que a estratégia e a execução devem estar muito bem alinhadas, a fim de que verdadeiramente se possa criar uma proposta de valor efetiva para alcançar os objetivos que uma empresa faz a seus acionistas, mercados, funcionários e clientes.
Estratégia e execução são dois lados da mesma moeda, uma precisa da outra para que a ponte que permitirá uma empresa crescer, evoluir, ser mais competitiva e lucrativa, seja efetivamente construída.
Várias pesquisas e estudos já provaram isso de diferentes formas e em diferentes momentos:
- No livro “A Estratégia em Ação – Balanced Scorecard”, um livro obrigatório sobre implementação de estratégia, os autores David Norton e Robert Kaplan, já afirmavam em seus estudos, que cerca de 90% das empresas não conseguem executar suas estratégias com sucesso;
- A Harvard Business Review, em artigos recentes em alguns estudos mostrou que apenas 27% dos colaboradores têm acesso ao plano estratégico, e que somente 5% deles entendem o plano de fato;
- Uma pesquisa recente com mais de 400 CEOs no mundo todo, descobriu que a “excelência executiva” era o desafio número 1 que enfrentavam, chegando ao topo de outras 80 questões da pesquisa;
- Uma pesquisa da Strategy (PwC), perguntou a 720 executivos sobre os principais desafios que suas empresas enfrentam no desenvolvimento de estratégias. Os dois principais problemas relatados foram: 29% disseram que “têm muitas iniciativas estratégicas”, mas por outro lado, 27% disseram que “se concentram demais na melhoria do desempenho a curto prazo e muito pouco nas estratégias que irão criar seu sucesso no longo prazo”.
“Ter uma estratégia correta é o primeiro passo para o sucesso do negócio a longo prazo. Mas se ela não for bem executada, não haverá nada”
Sua Empresa Pode Sobreviver sem Estratégia Atualmente?
De forma clara e direta, a resposta é: não, nem pensar!
Não se engane, não importa quem seja o responsável pelo desenvolvimento da estratégia na sua empresa, ela deve estar embasada nos aspectos operacionais do negócio, adotando um modelo de execução prático e acionável.
Como sua Empresa Sabe que Precisa de uma Estratégia?
Várias atividades, muitas vezes “podem se disfarçar de estratégia”, mas não confunda uma com a outra. Muitas atividades podem distrair ou dar a impressão que suas ações estão causando impacto e dar a aparência de progresso, mas que na prática não irão levar a lugar algum.
Alguns sinais podem mostrar se os esforços da gestão e das equipes carecem de direcionamento estratégico:
- Os colaboradores abandonam e esquecem programas ou campanhas quase tão rapidamente quanto são iniciados, passando para “a próxima coisa”;
- Falta visibilidade e conectividade entre as atividades das equipes e os objetivos da liderança;
- Acompanhamento, medição, avaliação e rastreamento não fazem parte da gestão;
- As equipes não recebem os recursos que precisam para atingir seus objetivos – porque não pode conseguem demonstrar às lideranças o impacto ou o valor do que está tentando implementar;
- Uma ‘cultura de indecisão” constante, onde aparentemente as pessoas entram em concordância ou se comprometem de fato com os próximos passos;
- Há um sistemático descumprimento de prazos e tarefas consideradas importantes pela alta direção, inclusive com ausência de “senso de urgência”, para a realização das atividades.
“São necessários os dois lados para se construir uma ponte”
Frederico Nael
Algumas das Armadilhas que Devem ser Evitadas pelas Lideranças em Termos de Estratégia
Como já ficou bastante claro, a falta de alinhamento entre o planejamento estratégico e a execução da estratégia causa vários problemas para sua empresa, aqui listamos os quatro tipos principais:
- Os líderes e gestores principais, não perceberem que há problemas de execução em seus negócios. Sem as ferramentas, indicadores e KPIS necessários, a alta gestão pode não ser capaz de perceber se as coisas estão ou não funcionando;
- Tomar as decisões erradas sobre a composição das equipes. Não ter diversidade de pessoas com pensamentos diferentes, costuma ser fatal, pois não havendo análises que se contraponham, não há como saber se tudo está correndo com a devida correção;
- Negligenciar o lado da execução e operação do negócio: a alta direção e gestores com forte interesse no crescimento futuro das empresas, podem negligenciar a importância da execução estratégica, ou ainda, presumir erroneamente que os principais colaboradores que efetuação a implementação e execução irão efetuar as ações necessárias em seu lugar;
- Não elaborar um plano de implementação, formalizando, acompanhando e mantendo a excelência na execução das ações propostas. Sem um plano claramente estruturado, nenhuma estratégia irá se tornar plenamente operacional, pois geralmente ela é mais complexa, contando com vários desdobramentos;
- Os líderes têm que ter tempos para análises e reflexões em seu dia a dia – a rotina quotidiana engole as pessoas, caso elas não estejam bastante atentas a esse ponto. Determine um tempo na sua agenda para as reais prioridades do seu negócio, antes que outras pessoas tomem seu tempo para suas prioridades particulares;
- Mude de lugar algumas vezes: sair do seu ambiente habitual, ajuda a estimular o cérebro para ter diferentes percepções sobre o negócio. Estimule seu pensamento através de uma perspectiva diferente. O pensamento estratégico é sobre o futuro da empresa. Como os líderes podem se colocar em perspectivas diferentes das posições hoje adotadas?
- Converse com pessoas que estão fora da sua rotina padrão de atividades e decisões. Uma pessoa diferente, com outras perspectivas, pode destacar pontos cegos dos quais você não está ciente. Ouça com a mente aberta e questione, permita alternativas à uma forma consolidada de pensamento. Ouça o que está sendo dito enquanto suspende seu próprio julgamento e suposições. Ouça o que é dito e também “o que não é falado”. Seja profundo nas discussões, saindo do “padrão raso” que grande parte das pessoas adota.
“A entrega da estratégia não falha porque a estratégia é ruim. Ele falha porque os líderes estão ocupados administrando os negócios do dia a dia. E administrar os negócios é diferente de entregar a estratégia”
Como a Estratégia e a Execução Podem ser Equilibradas?
- Definir objetivos claros: a empresa deve definir objetivos claros e específicos que sejam alinhados com a estratégia. Esses objetivos devem ser mensuráveis e devem ser comunicados claramente a todos os envolvidos.
- Estabelecer metas realistas: é importante que as metas estabelecidas sejam realistas e factíveis. Isso ajuda a evitar que as equipes fiquem sobrecarregadas e desmotivadas por não alcançar objetivos inatingíveis.
- Definir um plano de ação: a empresa deve definir um plano de ação detalhado que especifique as etapas necessárias para alcançar os objetivos. Isso ajuda a garantir que todos os envolvidos entendam o que precisa ser feito para alcançar a estratégia.
- Monitorar e avaliar o progresso: a empresa deve monitorar e avaliar regularmente o progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Isso ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria, permitindo que a empresa faça ajustes necessários na estratégia e execução.
- Envolver as equipes: a empresa deve envolver as equipes em todo o processo de planejamento e execução, incentivando a colaboração e a troca de ideias. Isso ajuda a aumentar o engajamento das equipes e a garantir que todos estejam trabalhando juntos em direção aos objetivos.
- Reconhecer e recompensar o sucesso: é importante reconhecer e recompensar o sucesso das equipes e indivíduos que contribuem para o alcance dos objetivos estabelecidos. Isso ajuda a motivar as equipes e incentivar um desempenho de alta qualidade;
- Comunicar, comunicar e comunicar: a estratégia deve ser amplamente comunicada para toda a empresa, todos os envolvidos, devem conhecer a estratégia de forma clara e consistente. Isso ajuda a garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
“Causa e efeito são dois lados de um mesmo fato”
Ralph Waldo Emerson
Implementando a Estratégia
O desafio que a Alta Direção e os gestores das médias empresas, é desafiador, pois para nós é bastante claro que:
- A grande maioria dos colaboradores não conhece a visão ou estratégia;
- Eles não sabem, na maioria das vezes, em que a grande maioria dos funcionários está trabalhando durante sua jornada de trabalho;
A chave para eliminar a lacuna da execução das estratégias, é garantir que todos os colaboradores estejam focados na eficácia — fazendo as coisas certas, com todas as pontas devidamente estruturadas. Em outras palavras, se os colaboradores entenderem e acreditarem nas estratégias propostas, basta direcionar seus esforços para estarem focados na implementação da estratégia.
A Thinkerest é uma consultoria que atua desde a concepção, planejamento empresarial e desenhando as estratégias, mas se orgulha de sempre que nossos clientes desejam, estar lado a lado, arregaçando as mangas, para implementar cada um dos projetos que desenvolvemos.
Faz parte do nosso DNA como empresa, sendo um dos nossos propósitos, ser “hands-on”, trabalhando para que ideias, objetivos e estratégias, sejam efetivamente bem implementadas.
Nossa proposta de valor, é atuar para que nossos clientes parem de brigar do mar vermelho, da super competição, para que caminhem em direção ao oceano azul de estratégias bem desenhadas, e bem implementadas.
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