Vários estudos e pesquisas concluem que empresas com uma estratégia de negócios robusta e assertiva, têm 30% mais chances de ter crescimentos maiores e mais sustentáveis.
Uma estratégia empresarial clara e detalhada, ajuda sua empresa a identificar seus pontos fortes e fracos, e definir os melhores caminhos e alternativas para alcançar suas metas e objetivos.
Sabemos que um grande percentual de empresas e gestores, investe uma grande parcela de tempo e esforços, mas sem uma estratégia definida, geralmente obtém resultados insuficientes.
Nesse artigo, mostramos como uma estratégia de negócios orienta várias decisões da empresa, incluindo planejamento orçamentário, desenvolvimento de mercados, portfólio de produtos e serviços, canais de vendas, além do recrutamento, seleção e manutenção das pessoas correta entre outros.
Nesse artigo você irá ver:
- Por que seu negócio precisa de uma estratégia de negócios?
- 10 etapas para o desenvolvimento de uma estratégia de negócios
1. Por que a Empresa Precisa de uma Estratégia de Negócios?
Com cenários se alterando em função das constantes dinâmicas nos mercados, ter uma estratégia sólida é como ter uma bússola em um território desconhecido, permitindo um direcionamento que irá manter seu negócio no curso correto.
Estratégias de negócios, definitivamente não são somente para grandes empresas, mas um item fundamental para qualquer negócio que deseje de fato, crescer, ganhar mercado, prosperar e ter maior sustentabilidade.
O que é uma Estratégia de Negócios?
Uma estratégia de negócios é o modelo fundamental que define o propósito, a direção e a vantagem competitiva de um negócio. Ele delineia os objetivos fundamentais e descreve as metodologias pelas quais uma organização se distingue dentro do mercado e atende às necessidades de seus clientes-alvo.
No cerne de uma estratégia de negócios, estão concentradas a essência da identidade da sua uma empresa, devendo ainda encapsular uma proposta de valor única e a sua abordagem para resolver os principais problemas dos clientes e mercados-alvo.
É fundamental entender o que é uma estratégia de negócios, e como dever sua implementação e execução tática e operacional. Enquanto uma estratégia define a direção abrangente e o posicionamento competitivo de um negócio, as táticas são as ações específicas tomadas para alcançar objetivos estratégicos.
As estratégias de negócios bem trabalhadas são holísticas, pois abrangem análise de mercado, segmentação de clientes-alvo, posicionamento competitivo, estratégia go to market e um adequado planejamento financeiro.
Ela também é adaptável, permitindo respostas ágeis às mudanças que fatalmente irão ocorrer no ambiente de negócios. Em última análise, uma estratégia de negócios serve como um farol orientador, direcionando a empresa para um crescimento sustentável e êxito competitivo.
Definição de Metas e Objetivos
A estratégia de negócios deve estabelecer uma estrutura objetiva, clara e assertiva para definição e atingimento de metas. Ela delineia o caminho a seguir, garantindo que os esforços estejam alinhados com objetivos abrangentes.
Diferenciação Competitiva
Em um cenário competitivo, uma estratégia irá distinguir seu negócio de seus concorrentes. Ela articula a proposta de valor única que o diferencia e atrai clientes.
Adaptação e Antecipação do Mercado
Uma estratégia robusta permite que a empresa antecipe e responda às mudanças do mercado de forma mais ágil eficaz. Ao analisar tendências e comportamento do consumidor, a empresa poderá “ficar à frente da curva”.
Otimização de Recursos
Uma estratégia de negócios bem definida, irá colaborar em uma alocação mais eficiente de recursos. Ela deverá garantir que recursos tanto financeiros, quanto mão de obra e o tempo, sejam utilizados criteriosamente para maximizar o retorno do investimento.
Promovendo a Inovação e o Crescimento
Uma abordagem estratégica com visão de mercado e visão futura, incentiva a inovação, avaliando e melhorando constantemente os processos. Permite criar uma cultura de crescimento e adaptabilidade, essencial para sustentabilidade a longo prazo.
Mitigação de Risco
Uma estratégia de negócios bem estruturada, irá incluir também, planos a ações para que os riscos sejam avaliados e mitigados, de forma que ao se identificar as ameaças potenciais, sejam elaboradas ações e estratégias para antecipação e minimização de impactos.
Em essência, uma estratégia de negócios não é um luxo, mas uma necessidade para empresas de todos os tamanhos. Ele fornece uma abordagem estruturada para a tomada de decisões, orientando as empresas para a sustentabilidade crescimento e sucesso em um cenário de negócios em rápida evolução.
2. Como Desenvolver uma Estratégia de Negócios em 10 Etapas
2.1. Desenvolva uma visão verdadeira
Uma visão de uma empresa, se não for bem clara, definida e explicada – poderá parecer bastante abstrata para os colaboradores, e quando as pessoas não entendem, dificilmente irão se comprometer.
Classicamente, uma visão ou declaração de visão é uma projeção do futuro desejado.
Deve incluir aspirações para o tipo de negócio que sua empresa pretende se tornar e, ao contrário de uma declaração de missão, definir o que significa “sucesso” em termos claros, tais como número de clientes, faturamento, percentual de mercados entre outros.
2.2 Defina uma vantagem competitiva
Basicamente, a estratégia de desenvolvimento de negócios consiste em identificar como a empresa pode fornecer um valor exclusivo aos seus clientes-alvo.
Em muitos setores da economia, as empresas estão presas num mar comum de marcas e ofertas.
Uma estratégia de negócios bem pensada deve considerar como a empresa pode criar espaço acima da concorrência na sua oferta de serviços ou produtos, modelo de preços, sistema de entrega e demais aspectos.
2.3 Estabeleça seus objetivos
Com total certeza, um dos maiores obstáculos para uma estratégico de negócios fracassar é uma má segmentação de mercados, clientes e canais.
Na ausência de objetivos muito específicos, as empresas sofrem com mensagens e estratégias de marketing pouco claras e, portanto, com um descompasso entre as áreas de vendas e de marketing.
Definir nichos, segmentos, clientes-alvo e personas, permite que as empresas concentrem os seus recursos no que realmente importa.
Mercados-alvo claros dão à empresa a oportunidade de criar uma abordagem integrada de vendas e marketing, onde o marketing permitirá e atuará para uma maior produtividade e resultados nas vendas.
Os planos de vendas e marketing são executados de forma mais eficaz quando as metas são rigorosas.
2.4 Concentre-se no crescimento sistemático
“Um negócio de sucesso é um negócio em crescimento.”
Somente através do crescimento as empresas podem investir em áreas como tecnologia, pessoas melhores e equipamentos novos.
O plano estratégico deve identificar em quais nichos e segmentos de mercado, a empresa deverá crescer, determinando ainda, em que tempo, volume e faturamento – de forma que o mix de produtos traga uma margem líquida específica.
Somente depois de chegar a tais conclusões, uma empresa poderá saber quanto pode arcar em termos de investimentos, despesas gerais e outros aspectos.
2.5 Tome decisões baseado em fatos e evidências
A estratégia é um exercício de buscar informações e dados de forma sistemática – muitos gestores frequentemente queixam-se da falta de dados confiáveis – mas infelizmente a maioria usa métodos e ferramentas ultrapassada, pois com estudos e análise de mercado corretos, constantemente se extrai insights úteis para o desenvolvimento da estratégia empresarial.
Em um projeto que participamos, nosso cliente estava tentando quantificar o valor dos diversos segmentos atendidos. Ao acessar os registros públicos de um porto onde trafegavam mercadorias de seus concorrentes, conseguimos quantificar as remessas reais de carga de clientes potenciais.
2.6 Estabeleça um plano estratégico de negócios de longo prazo
Face às mudanças constantes, observamos que em muitas empresas, os horizontes de planejamento são cada vez mais curtos.
No entanto, pensar simplesmente trimestre a trimestre é uma armadilha que pode roubar às empresas a sua capacidade de ver o futuro.
As melhores empresas criam processos concebidos para tratar a estratégia como um ciclo mais longo – idealmente de 3 a 5 anos – com revisões frequentes ao invés de um evento estático e único.
2.7 Desenvolvimento de estratégia flexível
As empresas podem pensar a longo prazo e ao mesmo tempo permanecer flexíveis.
Por exemplo, uma parte essencial do desenvolvimento de uma estratégia empresarial é a análise de forças externas. As empresas precisam avaliar as forças externas no longo prazo e orientar-se com base em novas informações (reúnem-se regularmente – talvez trimestralmente).
Jeff Bezos, da Amazon, realizava uma reunião estratégica todas as terças-feiras para que sua equipe de liderança expusesse todos esses aspectos, e pudessem tomar ações praticamente “em tempo real”.
2.8 Seja estrategicamente inclusivo
Para serem mais flexíveis, as empresas devem envolver pessoas diferentes na formulação da sua estratégia.
À medida que as empresas contratam mais funcionários de diferentes gerações, a transparência tende a ser é maior.
Decidir quem participará no desenvolvimento da estratégia é uma escolha crucial. Recomenda-se que os empresários incluam pessoas em quem possam confiar e que saibam pensar estrategicamente.
2.9 Invista tempo na preparação
Se você deseja que seus gestores levem a estratégia a sério, peça-lhes que pesquisem e preparem informações relevantes antes das reuniões estratégicas.
Um planejamento estratégico e uma estratégia de negócios, na verdade, começa alguns meses antes, através de busca de dados e informações, pesquisas de mercado, análise de concorrentes e do ambiente econômico de cada negócio.
2.10 Meça seus resultados e execute com perfeição
Toda estratégia deve ser viável, realizável e ajustada sempre que necessário.
Tenha um plano de ação estratégico que seja acompanhado com frequência (de preferência todos os meses).
Revise e repita o ciclo estratégico todos os anos.
- Cuide para que cada parte específica do plano esteja sob a responsabilidade específica de algum gestor ou liderança;
- Adote, implemente e acompanhe indicadores-chave de desempenho (KPIs) preditivos diretamente alinhados ao plano estratégico;
- Tenha metas em cascata que alcancem todos a áreas e departamentos, repercutindo em todos os colaboradores – para que não só possam entender como sua função irá contribuir para o panorama geral, mas também que saibam sua representação nos resultados obtidos;
- Implemente um calendário corporativo para promover reuniões de avaliação e acompanhamento, criando um ciclo de gestão de desempenho que ofereça suporte a metas e objetivos em cascata para todos os funcionários;
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Thinkerest Consultoria Empresarial
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