Consultoria Estratégia

Consultoria Estratégica

O que é e quais são os benefícios da consultoria estratégica para sua empresa

Experiência e Conhecimento

Atuamos em mais de 450 projetos de gestão, mercados, melhorias, mudanças e transformação.

Projetos Personalizados

Não oferecemos soluções prontas, atuamos para conhecer seu negócio e moldar soluções personalizadas 

Parceria e Resultados

 Trabalhamos lado a lado com os clientes e suas equipes, implementando as soluções propostas e acelerando resultados

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Um negócio bem-sucedido requer uma estratégia bem desenvolvida e a capacidade de executá-la.

Determinar o rumo correto para alcançar todos os objetivos estratégicos do negócio, organiza e transforma empresas, alavanca resultados e as torna mais competitivas.

Todas as empresas, atuam em mercados cada vez mais exigentes competitivos, e cada vez mais, precisam se desdobrar para acompanhar todas as mudanças e uma concorrência acirrada. 

É nesse momento que você pode precisar de uma consultoria estratégica.

A Thinkerest Consultoria em Estratégia Empresarial, tem ampla experiência em gestão e estratégias de marketing para ajudá-lo com o crescimento de seus negócios e ações estratégicas.

Nós atuamos somente com projetos feitos sob medida para sua empresa. Por isso, nós nos aprofundamos no entendimento e posicionamento do seu negócio, para entender quais são as necessidades e lacunas, sua cultura e modus operandi, e propor alternativas e soluções que se enquadrem exatamente ao que você precisa. 

 

Principais Resultados Esperados de uma Consultoria Estratégica

Quando uma empresa nos procura, ela está buscando obter solução e respostas que venham de encontro aos seus desafios, geralmente precisam:

  • Melhorar o seu desempenho competitivo
  • Estabelecer o planejamento estratégico dos próximos anos
  • Criar ou ampliar vantagens competitivas
  • Construir o reconhecimento da marca
  • Aumentar as receitas
  • Redução de custos
  • Gerenciamento de crises
  • Implementar as melhores práticas de gestão
  • Mudanças de direcionamento empresarial
  • Restruturação de operações
  • Diversificação das operações, segmentos e mercados
  • Estabelecer joint ventures
  • Alinhar os objetivos corporativos com os dos acionistas
  • Implementação de novas unidades de negócios
  • Conhecer a fundo novos mercados e como acessá-los da forma mais segura

Consultoria Estratégia - Nossos Principais Serviços:

Para atender essas demandas, a Thinkerest oferece uma gama de consultorias estratégicas, para atender e apoiar sua empresa:

  • Estratégia Corporativa
  • Transformação do Modelo de Negócios
  • Estratégia para Unidades de Negócios
  • Estratégia Organizacional
  • Estratégia Funcional
  • Estratégia e Operações
  • Gestão da Mudança e Cultura Organizacional
  • Desenvolvimento ou Consolidação do Plano de Negócios
  • Estratégias de Crescimento, Aceleração e Alavancagem da Empresa
  • Análise Estratégica do Portfólio de Produtos e Serviços
  • Análise da Indústria, Ambiente de Negócios e Ambiente Competitivo
  • Treinamento e Capacitação em Ferramentas Estratégicas
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Uma boa estratégia, irá diagnosticar corretamente os problemas e desafios, estabelecer uma diretriz orientadora, determinar de forma específica ações especificas, coerentes e claras que deverão ser executadas e implementar sistemáticas de monitoramento e acompanhamento.

Os 4 principais pontos que compõem uma estratégia empresarial eficaz

A estratégia é hoje, mais importante do que nunca é ela que irá direcionar sua empresa nos cenários cada vez mais desafiadores que temos vivido. Uma boa estratégia, deverá conter quatro elementos:

 1. Diagnóstico Estratégico Completo: é uma etapa fundamental, pois se o entendimento  dos problemas, desafios e oportunidades, for superficial ou incompleto, todo o restante do trabalho já parte de premissas frágeis. Para que um diagnóstico estratégico funcione adequadamente, todos os fatores relacionados ao negócio devem ser capturados por inteiro, Quando realizado dentro de um projeto bem definido e com objetivos claros, ele efetivamente cria os parâmetros necessários para gerar valor para a empresa, acionistas, gestores e equipes de trabalho. 

 2. Diretriz Orientadora: deve ser estabelecida uma política de orientação forte e clara. O objetivo de uma política de orientação, é direcionar que todas as ações que serão tomadas, tenham um rumo específico. A ausência de um sentido claro para a onde a empresa deve caminhar, faz com que os gestores e colaboradores se sintam perdidos, gerando desperdício de tempo, energia e recursos. Uma orientação forte porém, elimina ações e atividades que não fazem sentido, colaborando efetivamente para que todos foquem sua atenção para onde a empresa almeja chegar. 

 3. Ações específicas, coerentes e claras: um bom plano estratégico, deve ser como um mapa detalhado que efetivamente guie as pessoas para chegar ao seu destino. Para isso, é necessário que todas as ações delineadas sejam absolutamente coerentes, claras e específicas. Somado a isso, devem ser práticas e coordenadas e de forma sequencial, facilitando sua execução e complementariedade. 

4. Sistemáticas de monitoramento e acompanhamento: um bom plano com uma boa implementação, são fundamentais para o sucesso de uma empresa, mas para garantir que as coisas permaneçam dentro do esperado, uma boa sistemática de monitoramento deve ser implementada. Um erro comum, é colocar indicadores demais, ou com foco distorcido – boas estratégias, tem um número de indicadores que correspondam ao estritamente necessário, assim como, permitem que as equipes possam entender, gerar e acompanhar de forma natural e assertiva.

Consultoria em Estratégia - consultorias estratégicas - Planejamento Estratégico e Estratégia de Empresas e Negócios

Consultoria Estratégia Empresarial - Principais Benefícios:

Ajudar e Apoiar sua Empresa a Planejar Corretamente:

As melhores consultorias estratégicas, irão atuar e trabalhar lado a lado com sua empresa, apoiando na elaboração, desenvolvimento e na implantação da estratégia, conduzindo e apoiando a alta direção na tomada das melhores decisões de negócios.

Experiência:

Uma consultoria estratégica,  traz uma ampla experiência de trabalho, com vivência em outras empresas e projetos. Essa experiência se traduz em uma condução mais tranquila e confiante por todo o processo estratégico.

Facilitar as Ações:

Uma consultoria estratégica, irá fazer um diagnóstico adequado, de forma mais rápida, inserindo sua empresa e seus colaboradores nos contextos corretos. 

Perspectiva Imparcial:

Os consultores de estratégia experientes irá atuar como contraponto à liderança da empresa, entendendo seus objetivos, mas agregando uma visão diferenciada da sua equipe. Pensar e propor alternativas diferentes, com criatividade e outra perspectiva, ajuda a criar um ambiente para que as soluções corretas sejam tomadas.

Trazer Novas Ideias:

A perspectiva de outras empresas e o contato com métodos e sistemáticas modernas, traz e estimula a geração de novas ideias .

Fazer a Perguntas Importantes: 

Um dos principais trabalhos de um consultor de estratégia é fazer as perguntas e questionamentos que as empresas costumam não fazer.  As questões investigativas são fundamentais, para desafiar o “status quo” normal e movimentar o negócio a novos futuros e mercados mais lucrativos. 

Foco Orientado à Resultados:

Uma boa consultoria estratégica, têm uma visão clara de seu papel em cada projetos, das diferentes culturas das empresas, sistemáticas para apoiar e acelerar as ações, tempo definido de atuação, definição de metas e objetivos assertivos buscando o progresso e resultados necessários para o êxito do projeto.

Objetividade:

Uma consultoria de estratégia traz um viés e abordagem diferentes para o negócio, estando á margem das questões e políticas internas. Isso permite que eventuais conversas e ações mais difíceis sejam tomadas objetivando o sucesso do negócio, de uma forma neutra e imparcial.

Aconselhamento Durante o Processo:

Durante o período de mudança estratégica, a consultoria de estratégia, trazem clareza à empresa. Consultorias com grande bagagem experiência, agregam experiência tanto à alta direção, quanto os gestores. 

Comprometimento, Implementação e “Hands On”:

Consultorias de Estratégia comprometidas, irão participar de todas as etapas do processo, desde a avaliação inicial, até a efetiva execução e implementação das ações estratégicas, num trabalho  “a quatro mãos” junto com a empresa.

Impulsionar e Alavancar o Impacto Estratégico em seu Negócio para Crescimento e Lucratividade: esse deve ser o Principal Objetivo de uma  Consultoria de Gestão Estratégica.

Por que escolher a Thinkerest para ser a Consultoria Estratégica Empresarial do seu Negócio?

Estratégia de negócios ponta a ponta: com mais de25 anos de atuação e 450 projetos, nós entendemos a sua jornada, atuamos para potencializar o que torna seu negócio único, com abordagens amplas e criando, desenvolvendo e implementando vantagens competitivas para sua empresa .

Quando você busca um consultor em estratégia e contrata a Thinkerest, nós trabalhamos em parceria com você, guiando e apoiando o crescimento e transformação da sua empresa – por isso, nós nos colocamos como uma das principais consultorias estratégicas em ermos de estruturação para atender nossos clientes de forma personalizada.

  • A Thinkerest Consultoria em Estratégia Empresarial, atua com os dois aspectos principais de uma estratégia de sucesso: o Desenvolvimento e Elaboração da Estratégia e a Execução e Implementação da Estratégia em seus clientes. 

  • Acumulamos ampla experiência em estratégia, execução e solução de problemas em indústrias, varejos e empresas de serviços, seguindo um modelo bem estruturado de consultoria para abordar os desafios e problemas, propor alternativas, caminhos e determinando resultados sustentáveis.

  • Só atuamos com consultores sênior com ampla experiência executiva e em projetos estratégicos, que atuam para oferecer respostas para os mais diferentes problemas e desafios do seu negócio.

  • Estabelecemos uma estrutura metodológica para apoiar você e seu negócio nos principais objetivos da empresa, ajudando a estabelecer uma cultura organizacional forte e ágil.

  • Adotamos uma abordagem colaborativa para aproveitamento das oportunidades e solução dos problemas, sabendo quando falar e quando ouvir.
  • Enquadramento da estratégia de negócios central para produtos e serviços.

  • Adotamos a mesma seriedade sobre prazos, orçamentos e gestão, com o mesmo propósito e sensibilidade que utilizamos em nossa própria empresa.
  • Identificação dos principais pontos fortes e vantagens competitivas do seu negócio, com foco tanto no crescimento orgânico, quanto na entrada em novos mercados.

  • Otimização de custos e melhoria nas margens de lucro.

  • Tornamos seu negócios mais competitivo, utilizando métodos e ferramentas  como estudos de mercado, marketing estratégico, modelagem de negócios, inteligência competitiva e estratégia de marca sempre que necessário.

  • Apoiamos sua empresa em todas as fases e ações necessárias, em relação à análise de cenários, desenvolvimento de planos de negócios, planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento anual, planejamento tático e operacional, plano de marketing e planejamento comercial e vendas.

  • Somos uma consultoria que efetivamente acompanha seu negócio em cada etapa do caminho, faz parte de como pensamos consultoria, atuamos e da Nossa Proposta e Entrega de Valor – atuamos com consultoria estratégica em marketing, vendas, área comercial, negócios e gestão. 

Etapas de um Processo de Planejamento Estratégico Eficaz

Esta é uma perspectiva de um plano estratégico eficaz e que aplicamos em nossas consultorias de estrategia. 

É importante rever e avaliar se a missão, visão e os objetivos ainda correspondem às necessidades da empresa.

A dinâmica de negócios pode em algum momento ter tornado alguma ou todas obsoletas, não agregando mais nada à empresa, e ainda podendo passar a impressão aos gestores e colaboradores que a empresa não dá a devida atenção a isso, contribuindo negativamente para a comunicação interna

Portanto, revisar esses aspectos que são a espinha dorsal da identidade e objetivos do negócio é fundamental. Devendo contar com a  o envolvimento de todas as partes interessadas, garantindo que estará alinhado com as mudanças e perspectivas atuais, bem como, com os desafios. 

Uma das principais ações de um planejamento estratégico é tomar posse e ciência de seus pontos fortes e fracos, assim como, das ameaças e das oportunidades que envolvem e fazem parte das atividades da empresa.

Bastante conhecida como análise SWOT, que reúne e lista todos esses fatores. 

A análise dos negócios e operação, deve ter o envolvimento de todas as partes interessadas da empresa, contribuindo com dados, informações e análises. 

Esse processo além da coleta de dados, quando bem efetuado, contribui para o envolvimento e comprometimento das equipes com todo o processo, facilitando a futura implementação das políticas, estratégias e ações.

Nessa etapa, sempre referendadas pelos dados e informações obtidos nas etapas anteriores (análise de negócios e das operações), devem ser elencadas as  estratégias possíveis que a empresa pode vir a desenvolver.

É bastante provável que sejam elencadas várias estratégias para a empresa, todas com objetivo de resolver um problema, ou aproveitar uma oportunidade, visto que todas as empresas tem várias questões desafiadoras para responder.     

Para que isso seja equacionado, deverão ser utilizadas análises e ferramentas para selecionar das estratégias possíveis, aquelas que efetivamente terão o potencial de melhorar e transformar positivamente os negócios e a empresa.

Nesta fase, já se tem uma visão geral da empresa, portanto, as alternativas estratégicas prioritárias, devem ser selecionadas de forma objetiva e com graus de prioridade.

O modelo pode ser usado para entender várias opções estratégicas, definir medidas-chave e um cronograma amplo para garantir que as opções estratégicas selecionadas sejam alcançadas.

É fundamental que todas estratégias empresariais selecionadas, tenham seu desenvolvimento estabelecidas em cronograma e principalmente,  sejam “Metas SMART”, que significa Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Realístico (R) e com prazo de tempo definido (T).

Quando as opções estratégicas são SMART,  facilita o acompanhamento, reportes e a comunicação com todos os níveis hierárquicos da organizacional.

Nesta etapa é fundamental que seja desenvolvido um plano de implantação completo, com prazos e tarefas claras, responsáveis específicos e com responsabilidade para implementar as estratégias definidas.

É um ponto onde por falta dos cuidados acima citados, muitas empresas enfrentaram  vários problemas,  impedindo de que pudessem concretizar todo o potencial e eficácia de suas estratégias, por conta de uma implementação deficiente.

A estratégia de negócios, demanda que seja efetuada uma assertiva escolha dos recursos e pessoas chave para o processo.

A divisão de tarefas deve tomar cuidado para que alguns poucos colaboradores sejam sobrecarregados, deve ser uma ação colaborativa e com a participação do máximo de pessoas, de forma, a ampliar a adesão e o comprometimento, e também, eliminando possíveis gargalos. 

Fundamental para o sucesso de uma Estratégia Empresarial é um cuidadoso e vigilante acompanhamento constantes das ações, com avaliações periódicas e revisões sempre que necessário, caso haja desvios ou aspectos a serem melhorados.  É fundamental que haja um time nominalmente responsável, para efetuar essas atividades sistematicamente, com reportes periódicos e status dos progressos obtidos.

5 forças de Porter: utilizado para determinar o posicionamento competitivo, do seu negócio.

Matriz SWOT: a estrutura da análise SWOT é utilizada para avaliar os Pontos Fortes (S), Pontos Fracos (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T) da empresa.

Análise PESTEL: utilizada para que a empresa tenha pleno conhecimento dos aspectos externos ao negócio, tais como, ambientes político e econômico, aspectos socioculturais e tecnológicos, aspectos legais, de inovação e também de sustentabilidade. 

3 C’s: Corporação, Competição e Cliente: o modelo 3C, apoia a análise de fatores intrínsecos e extrínsecos para desenvolver soluções sustentáveis relativas à confluência entre os 3 fatores (corporação, competição e clientes).

Matriz BCG: a matriz BCG determina uma análise detalhada do portfólio de produtos e serviços do seu negócio, bem como, uma estrutura para decidir como os recursos da empresa, tais como, avaliar a capacidade produtiva da empresa, participação de cada produto ou unidade de negócios, custos e margens de contribuição e a capacidade de geração de receitas e lucros.

Indicadores e KPIs ( Indicadores Chave de Desempenho, em inglês: Key Performance Indicators), são as métricas essenciais que sua empresa deve usar para avaliar o desempenho dos negócios e áreas, a evolução de comercial e vendas, produtividade e custos entre outros. Devem ser implementados para acompanhar e monitorar todas as ações estrategicas, táticas e operacionais.

Todos os participantes, alta direção, gestores e equipes, devem ser treinados e capacitados nas ferramentas estratégicas, elaboração e acompanhamento de indicadores, aspectos comportamentais de lideranças, bem como, aspectos específicos, de acordo com as necessidades e definições de como a empresa deve evoluir para alcançar as estratégias delineadas.

Consultoria Estratégica Empresarial da Thinkerest: como pensamos e atuamos para fazer seu negócio melhorar e crescer.

As principais questões que sua empresa e nossa consultoria deverão responder durante o planejamento e execução do plano estratégico:

Quais são os objetivos?

Onde a empresa pretende chegar? Qual porte pretende atingir nos próximos anos? Qual sua cultura empresarial e como ela irá apoiar o crescimento? Esses aspectos irão incluir sua visão, missão, valores e propósito, mas iremos avaliar também o faturamento que pretende atingir, sua marca e posicionamento junto aos clientes e mercado. 

Quais serão os mercados, nichos, regiões e canais de atuação ?

É muito importante que sua empresa tenha bastante claro quais serão os segmentos, nichos e mercados de atuação, além disso, determinar abrangência de atuação e através de quais canais sua empresa irá chegar até seus clientes – isso evita fragmentação de energia e garante que os recursos serão definidos de forma a potencializar sua atuação e presença nos mercados e regiões que serão operacionalizados. 

Como vencer a concorrência e ser mais competitivo?

Qual sua proposta de valor? Por que ela é melhor e mais interessante que a dos seus concorrentes? Além de termos selecionado o que será vendido ou comercializado, e também as regiões de atuação. Sua empresa com o apoio da estratégia empresarial da Thinkerest, irá desenvolver uma proposta de valor que seja única e ajustada aos diferentes segmentos de clientes, contemplando o preço correto, sendo comercializada da forma correta, utilizando os canais que foram escolhidos. 

Qual a cultura da empresa e como planejar e coordenar o projeto?

Além do entendimento e uma correta alocação dos recursos da sua empresa, atuamos para entender a cultura do seu negócios, sua história e trajetória, pois ela deverá  ser usada como guia mestra no planejamento e coordenação de todas as ações. Após isso, os recursos precisam ser organizados para que se garanta que cada membro da direção, gestores e equipes, tenham um modelo de operações claro, assertivo e eficiente, alinhados com o propósito e à estratégia de negócios estabelecida.

Partindo para a ação, como iremos executar e implementar a Estratégia da Empresa?

Etapa fundamental é literalmente “fazer acontecer”. A empresa tem que estar de posse de um plano estratégico consistente, claro e robusto, onde estão definidas todas as etapas, responsabilidades, metas, objetivos, sistemas de trabalho e ações, organizados de forma lógica e acessível para que possam ser colocado em prática. Respaldando o plano de negócios estratégico, deveremos ter o plano financeiro com orçamentos e investimentos realistas e objetivos, sistemáticas de alocação dos recursos e colaboradores, papel dos gestores e alta direção, bem como, o papel e apoio permanente da consultoria.

Serviços de consultoria para empresas de médio porte - Thinkerest Consultoria - Estratégia, Marketing, Comercial, Vendas e Gestão Empresarial

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