Os últimos 4 anos, muito em função da pandemia, trouxeram profundas mudanças em como as empresas na sua forma de fazer negócios.
A necessidade de continuarem operando, levou à adoção de novos processos e adoção de ferramentas digitais de forma intensa, e em muitos casos, mudaram também o comportamento das pessoas em relação à aquisição de produtos e serviços, modelos educacionais e prestação de serviços, entre outros.
Nesse contexto a consultoria empresarial online, também mudou bastante em relação ao seu formato anterior que era em quase sua totalidade presencial. Hoje tanto a consultoria virtual, quanto a consultoria híbrida (mesclando o online e o presencial), são adotadas com bastante frequência.
Nesse artigo, iremos abordar os principais aspectos da consultoria online empresarial, e como ela pode beneficiar seu negócio.
Nesse artigo você irá ver:
- Tendências da consultoria empresarial on line
- Consultoria virtual ou a presencial, qual é a melhor para seu negócio?
- Critérios para contratação de consultorias
- Principais serviços de consultoria online e híbrida
1. As Tendências e Principais Aspectos da Consultoria Empresarial Virtual
O setor de consultoria, há muito tempo, é parte vital do cenário empresarial, fornecendo conhecimento e experiência para milhares de empresas nos mais diferentes segmentos.
E assim como todas os negócios, vem se adaptando, tanto com os avanços em tecnologias e processos, quanto em relação às expectativas dos clientes e suas diferentes necessidades.
Entre as mudanças e tendências relativas às mudanças e necessidades de mercado para as empresas de consultoria empresarial virtual, se destacam:
- Mudança no Comportamento e Adaptação para as Reuniões Online: inegavelmente as reuniões virtuais vieram para ficar. A facilidade, maior objetividade, dinamismo e eficiência, somados ao fato de não se necessitar constantemente de deslocamentos, que impactam tanto na perda de tempo, quanto nos custos a eles associados – notadamente em grandes cidades ou em viagens constantes;
- Maior Foco em Resultados Tangíveis: empresas que buscam consultorias no pós-pandemia, estão buscando resultados quantificáveis. Com essa dinâmica, fica mais evidente a busca por soluções mais assertivas, com estratégias que estejam mais alinhadas com as realidades operacionais e sejam facilmente mensuráveis;
- Consultoria Customizada para Desafios Únicos de Negócios: qualquer empresa tem cultura e requisitos bastante diversos. Isso implica que elas não estão mais procurando soluções prontas (também chamadas de “soluções de prateleira”), que por serem genéricas, não são específicas para suas necessidades. As empresas buscam as consultorias empresariais, eliminem “modelos únicos” e se aprofundem nos detalhes de seu negócio;
- Consultoria Virtual vs Consultoria Presencial: objeto desse artigo, trabalhar com empresas de consultoria empresarial online, passa a ser um “modus operandi” no pós-pandemia. As consultorias que se adaptaram ao universo da consultoria virtual de forma eficiente, podem em grande parte, oferecer os mesmos resultados que uma consultoria somente presencial. Outro aspecto é o modelo de consultoria híbrida, onde o aspecto presencial é utilizado como complemento á consultoria online, cobrindo um espectro maior de ações;
- Maior Envolvimento a Longo Prazo e Nas Implementações: muito por conta dos custos e dificuldades, as consultorias até a pandemia, saíam quando o projeto estava implementado, sem poder acompanhar e aperfeiçoar as ações planejadas. Nesse novo momento, muitas empresas esperam que elas continuem envolvidas, com novos formatos e alternativas que a consultoria online possibilita. Isso permite que sejam desenvolvidos modelos de negócios orientados para o valor, ao invés de serem orientado para ganhos rápidos e ações de menor prazo;
- Sustentabilidade e ESG (Environmental, Social, and Governance): há um aumento na demanda por consultoria em sustentabilidade e ESG, à medida que as empresas buscam alinhar suas operações a práticas mais sustentáveis e éticas, o que se reflete na consultoria remota com foco nesse segmento;
- Sistematização de Processos: as consultorias mais bem estruturadas, atuam com modelos pensados para simplificar os processos de atendimento e implementação de ações, permitindo um atendimento mais ágil e personalizado;
- Maior Agilidade: as constantes mudanças e volatilidade dos mercados, mudança de regulamentações e as tecnologias têm exigido respostas mais rápidas e consistentes pelas empresas. Nesse contexto, as consultorias especializadas, tem que adotar modelos de trabalho mais práticos e funcionais, sem perder a profundidade necessária, que aliados ao seus expertise e experiência, permitem que possam atuar lado a lado com seus clientes, no atendimento às demandas e desafios de mercado.
2. O que é melhor para sua empresa, a consultoria virtual, presencial
ou híbrida?
A seleção da modalidade de consultoria empresarial, seja ela virtual quanto a presencial, traz algumas dúvidas e preocupações sobre encontrar o ajuste certo para suas necessidades específicas.
As decisões tomadas, podem afetar significativamente os resultados de cada projeto e o sucesso geral esperado – mas cabe salientar que todas as modalidades de consultoria aqui abordadas, serão eficientes, desde que utilizadas de acordo com as necessidades do cliente, o obviamente, da qualidade, seriedade e eficiência da empresa de consultoria.
Consultoria Presencial
Nos últimos anos, consultoria presencial, tem sido mais necessária para uma análise mais aprofundada da empresa, determinando que os consultores estejam presencialmente na maior parte do tempo, para poder fazer observações, análise e interações em geral.
Dessa forma, não cabe uma comparação se a consultoria presencial é melhor ou pior que uma consultoria online, mas sim, naquilo que a empresa necessita para aquele momento, de acordo com os desafios e resultados esperados.
Alguns dos principais tipos de projetos em consultorias presenciais, são: processos, diagnósticos empresariais ou sistêmicos, diagnósticos de áreas ou unidades de negócios, ou seja, atividades que obrigatoriamente demandam “um olhar bastante aprofundado”.
Obviamente, isso implica em valores maiores, pois o valor de uma consultoria presencial é mais elevado do que uma consultoria virtual, por envolver aspectos como deslocamentos, viagens, hospedagens e alimentação entre outros.
Consultoria Digital / Online
Indiscutivelmente o modelo de reuniões e atividades digitais, acelerou e se profissionalizou tremendamente nos últimos anos – uma série de pesquisas comprovou que nesse aspecto as empresas evoluíram enormemente a partir de 2020.
Em termos de eficiência, seriedade e resultados, as consultorias online dentro dos temas e desafios que podem ser solucionados por ela, passaram a ter ótimos resultados, tanto no aspecto de adesão, quanto a eficácia das ações e métodos propostos.
É fato também, que as consultorias empresariais online, tornaram o custo-benefício muito mais vantajoso para as empresas, pois os fatores tempo, custo e deslocamentos, foram fortemente otimizados. Além disso, as ferramentas de videoconferência como Zoom, Teams e Meet, entre outras, evoluíram bastante, tornando a comunicação online, parte integral do nosso dia a dia.
A consultoria virtual, tem o objetivo de resolver problemas da empresa, promover melhorias e mudanças de negócios, em um formato mais ágil e flexível.
A Thinkerest, já oferecia o modelo de consultoria remota, antes de 2020 – portanto, quando todos tiveram que se adequar para o mundo online, rapidamente ajustamos nossos projetos e clientes, dando continuidade e mantendo as ações necessárias.
Consultoria Híbrida
É talvez o modelo de consultoria que mais temos utilizado atualmente. A consultoria híbrida combina a consultoria online com a presencial – procurando aproveitar os benefícios de ambas.
No nosso caso, a cada projeto, procuramos otimizar os aspectos e ações de cada uma, de forma que seja o mais racional e eficiente possível para nossos clientes.
É claramente um modelo mais flexível, pois o objetivo é ter o máximo de personalização, somando o contato pessoal com a flexibilidade da consultoria online.
Vantagens da Consultoria Empresarial Digital ou Híbrida
- Maior eficiência e redução de custos: ambas eliminam ou diminuem sensivelmente os custos relativos à deslocamentos, transportes, viagens, hotéis e alimentação;
- Acessibilidade e ampliação da abrangência geográfica: possibilita que as empresas possam contratar consultoria mais distantes da sua sede – o que permite acesso à profissionais experientes que eventualmente não estão próximos. Nós por exemplo, atendemos clientes no país todo, tanto no modelo totalmente online, quanto no modelo híbrido;
- Maior flexibilidade: permite que as ações e trabalhos sejam mais flexíveis em termos de horários e locais – possibilitando que ambos, possam ajustar suas atividades de forma mais produtiva e racional;
- Mas agilidade: possibilita processos mais ágeis e comunicação mais eficiente;
- Recursos digitais: estimula e amplia a utilização de ferramentas digitais e online para facilitar a colaboração e o acompanhamento dos projetos;
Personalização: no caso da consultoria híbrida, permite o atendimento personalizado, combinando o contato pessoal com a flexibilidade da consultoria online;
Comparativo das Consultorias: Virtual, Presencial e Híbrida
Característica | Consultoria Online | Consultoria Presencial | Consultoria Híbrida |
Flexibilidade | Alta | Baixa | Alta |
Custo | Baixo | Alto | Baixo/Médio |
Alcance | Alto | Baixo | Médio |
Agilidade | Alta | Baixa | Média/Alta |
Contato pessoal | Baixo | Alto | Médio |
Imersão | Baixa/Média | Alta | Média/Alta |
Personalização | Média | Alta | Alta |
3. Fatores para Contratação de uma Consultoria
A seleção da modalidade de consultoria empresarial, seja ela virtual, presencial ou híbrida, traz algumas dúvidas e preocupações sobre encontrar o ajuste certo para suas necessidades específicas.
De forma geral, porém, para a contratação de uma consultoria, as empresas devem levar em consideração alguns cuidados e fatores que impactam diretamente no sucesso tanto da parceria, quanto dos projetos. Entre os principais pontos, podemos elencar:
Alinhamento de Expectativas e Escopo do Projeto
- Definição Clara das Metas e Objetivos: a empresa deve definir claramente os objetivos do projeto e o escopo de trabalho da consultoria. Um contrato detalhado deve incluir prazos, entregáveis, métricas de sucesso e responsabilidades de ambas as partes;
- Gestão de Expectativas: alinhar as expectativas desde o início é muito importante, especialmente para consultorias online, onde a falta de interação física pode dificultar o acompanhamento e progresso.
Seleção da Consultoria
- Experiência: verifique a experiência da consultoria na área de atuação e em projetos semelhantes ao da sua empresa;
- Portfólio: analise o portfólio de trabalhos anteriores para avaliar a qualidade dos serviços prestados;
- Reputação e Referências: avalie se há depoimentos ou referências de outros clientes, pesquise se consultoria em plataformas como LinkedIn e Google por exemplo.
Comunicação e Colaboração
- Clareza na Comunicação: Desde o primeiro contato, deve ser avaliado como é o modus-operandi da consultoria, se ela é clara e objetiva em relação ao seu formato de atuação e seus serviços;
- Frequência: deve ser determinada uma sequência clara de reuniões e atualizações, de forma a sempre manter-se o alinhamento entre as expectativas da sua empresa e dos serviços prestados;
- Plataformas de Comunicação: nas modalidades de consultoria empresarial online ou híbrida, ´=e importante que sejam utilizadas plataformas eficazes de comunicação, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. A empresa deve garantir que ambas as partes estejam confortáveis com essas ferramentas e que elas sejam usadas de forma consistente.
Segurança e Privacidade de Dados
- Políticas de Segurança: consultorias virtuais e híbridas frequentemente envolvem a troca de informações sensíveis, como dados financeiros, estratégias comerciais e informações proprietárias. Certifique-se de que a consultoria tenha protocolos de segurança;
- Acordos de Confidencialidade (NDAs): firmar acordos de confidencialidade é uma prática essencial para proteger informações estratégicas e garantir que não haja vazamento de dados sensíveis.
Controle de Qualidade e Acompanhamento
- Relatórios e Indicadores de Desempenho: As empresas devem exigir relatórios regulares de progresso e monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a eficácia da consultoria. Isso pode incluir métricas de vendas, eficiência operacional, ou outras metas específicas do projeto.
- Revisões Periódicas: Realizar revisões periódicas dos resultados e ajustar o escopo ou as metodologias, conforme necessário, ajuda a manter o projeto no caminho certo e a garantir que a consultoria esteja entregando o valor esperado.
Flexibilidade no Contrato
- Modelo de Contrato Flexível: a contratação de uma consultoria remota ou híbrida requer contratos que possam ser ajustados conforme o projeto avança. Isso é especialmente importante quando se trabalha em um ambiente online, onde imprevistos podem exigir mudanças na abordagem ou nos prazos;
- Cláusulas de Rescisão: incluir cláusulas claras de rescisão no contrato é fundamental para garantir que, em caso de insatisfação com os serviços ou mudança de necessidade, ambas as partes possam encerrar o relacionamento de forma justa e transparente.
Adaptação à Cultura Organizacional
- Entendimento da Cultura da Empresa: uma consultoria eficaz, deve procurar entender e se adaptar à cultura organizacional da empresa contratante. As empresas precisam garantir que o consultor compreenda os valores, a missão e as expectativas internas para oferecer soluções alinhadas com a realidade do negócio;
- Envolvimento de Partes Interessadas: certifique-se de que as partes interessadas dentro da empresa (gestores, lideranças, alta direção etc.) estejam envolvidas no processo e de que suas preocupações e expectativas sejam ouvidas e integradas no plano de ação.
Gerenciamento de Tempo
- Cumprimento de Prazos: o gerenciamento de tempo sempre requer cuidados e atenção. A empresas deve garantir que a consultoria tenha um cronograma de trabalho bem definido, com metas e prazos realistas, e que haja uma gestão eficaz para evitar atrasos;
Experiência no Modelo Online ou Híbrido
- Experiência Comprovada: verificar se a consultoria tem experiência no modelo online ou híbrido é um fator essencial. Consultorias que já implementaram projetos com sucesso nesse formato tendem a ter processos mais bem definidos e a lidar melhor com os desafios que surgem em um ambiente remoto;
Habilidade em Gerenciar Times Remotos: a capacidade de liderar e gerenciar remotamente é um diferencial para consultorias híbridas e online. É importante avaliar se elas têm experiência em conduzir reuniões virtuais produtivas, manter o engajamento e supervisionar a implementação à distância.
4. Principais Serviços de Consultoria Online e Híbrida da Thinkerest
4. Principais Serviços de Consultoria Online e Híbrida da Thinkerest
A Thinkerest contempla vários serviços de consultoria empresarial online e híbridas, dentre eles podemos destacar:
Consultoria de Mercado Online / Híbrida
Consultoria em GRC e Compliance Online / Híbrida
- Compliance
- GRC – Governança, Riscos e Compliance
- Outsourcing Compliance / CaaS – Compliance as a Service
Consultoria em Gestão Empresarial Online / Híbrida
- Planejamento e Gestão Empresarial
- Reestruturação Organizacional
- Diagnóstico Organizacional
- Consultoria de Processos
- Inteligência Estratégica
- Consultoria Organizacional
- Plano de Negócios & Business Case
Consultoria Estratégica Online / Híbrida
Consultoria em Marketing Estratégico Online / Híbrida
- Estratégia Go To Market
- Planejamento de Marketing
- Consultoria de Pricing
- Posicionamento Estratégico
- Modelagem de Negócios
- Novos Produtos e Serviços
Consultoria em Vendas Online / Híbrida
- Planejamento Comercial
- Consultoria em Vendas
- Consultoria Comercial e Vendas B2B
- Canais de Distribuição e Vendas
- Reestruturação da Área Comercial
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