Empresa de Marketing Estratégico

Empresa de Marketing Estratégico

Implemente o marketing estratégico, para
criar vantagem competitiva sobre a concorrência

Consultoria em Marketing Estratégico - Estratégias de Marketing - Planejamento Estratégico de Marketing

O marketing estratégico na atuação da Thinkerest, deve ser aplicado para gerar vantagens competitivas para um negócio,  aumentando produtividade, lucratividade, vencer a concorrência e melhorar seu desempenho geral.

Nossos projetos tem metas específicas, determinando qual é o objetivo final, como deve ser alcançado e qual a forma mais direta e assertiva para ser alcançado, diferenciando sua empresa dos concorrentes, ampliando opções de negócios, fornecendo valor, produtos e serviços aos clientes certos no tempo correto.

O que é uma Empresa de Marketing Estratégico?

  • O Marketing Estratégico em nossa definição e aplicação, envolve o uso conjugado de disciplinas e serviços de marketing, estratégia e análise de mercado, com uma abordagem focada na empresa, determinando como ela deve atingir seus  objetivos e metas, associando ações de curto, médio e longo prazos.
  • Moldada pela estratégia da empresa, um marketing estratégico bem definido, trabalha diretamente em prol da visão e do propósito do seu negócio. Ele irá abordar análises de alto nível com os aspectos mais práticos, determinando principalmente quais mercados visar, como acessá-los e qual a melhor oferta, quais produtos e serviços devem ser oferecidos e quais as sistemáticas de precificação e  comercialização.

Principais Benefícios no Desenvolvimento do Marketing Estratégico.

  • Desenvolvimento de vantagens competitivas no seu mercado de atuação, determinando nichos específicos e proposta de venda exclusiva a esses segmentos.
  • Aquisição de novos clientes, aderentes à sua proposta e oferta de valor.
  • Desenvolvimento e reconhecimento da sua marca.
  • Estratégias assertivas de preços, promoção e comercialização.
  • Melhora do comportamento e atitude dos colaboradores em relação aos objetivos empresariais.
  • Melhora do “timming” e nível da qualidade de resposta das equipes aos clientes atuais e potenciais.
  • Crescimento da empresa em função do aumento de participação de mercado.

Escolher a direção certa enquanto age com mais velocidade é fundamental para se manter competitivo. Esteja você transformando seu negócio ou acessando novos mercados.

Itens Fundamentais na Construção de um Planejamento de Estratégia de Marketing.

  • Desenvolver uma completa compreensão dos clientes e o que motiva seu comportamento de compras.
  • Avaliar a eficiência e a eficácia das estratégias de posicionamento atuais.
  • Posicionar novos produtos e serviços, implementando melhorias significativas às estratégias atuais.
  • Entender o valor atual da marca do negócio em seu mercado e como construir, desenvolver e alavancar esse valor.
  • Maximize o envolvimento do cliente e/ou consumidor por meio do marketing experimental.
  • Conduzir estudo e análise de mercado e concorrência para apoiar a tomada de decisão.
  • Fazer a empresa entender e como participar de um plano marketing estratégico totalmente integrado.
consultor de marketing estategico - consultoria em marketing são paulo sp - planejamento marketing estrategico

O Marketing Estratégico no B2B (Business to Business):

  • Embora seja aplicado também no B2C (Business to Consumer), o Marketing Estratégico atualmente é mais utilizados pelas empresas que fazem vendas corporativas (de uma empresa para outra) – que é um perfil de vendas e negócios com várias especificidades, entre eles, um ciclo de vendas mais longo, um “volume menor de possíveis clientes” e compradores profissionais e altamente especializados.

  • Dentro desse contexto, o Marketing Estratégico, somado aos outros aspectos já descritos nesses artigo, apoia as empresas no aspecto de definirem o que precisam fazer para consistentemente vencer seus concorrentes, entregando valor de forma constante para atender os critérios de qualidade e necessidade de seus clientes.

  • A estratégia de marketing precisa apoiar as empresas a responder de forma consistente as seguintes questões:

           –  Em que tipo de negocio a empresa deve estar?

           – Onde e em quais mercados a empresa deve competir?

           – Quem são e o que os clientes desses mercados realmente desejam?

           – Qual será a base que irá competir, ou seja, quais é a vantagem competitiva oferecida ao cliente? 

           – Qual o nível de competitividade  e em que podemos nos destacar neste mercado?

           – Quais clientes estrategicamente NÃO iremos atender?

           – Como e quando a empresa deverá entrar em cada mercados

Nossos Serviços de Consultoria de Marketing

  • Consultoria em Marketing

  • Consultoria de Marketing Estratégico

  • Consultoria de Planejamento de Marketing

  • Consultoria em Estratégia de Mercados

Sua empresa precisa acelerar o crescimento e ser mais competitiva?

Fale conosco, percorremos todo o caminho, da estratégia à implementação, de forma customizada e comprometida com seu negócio.

Algumas das Ferramentas Utilizadas em Serviços de Consultoria de Marketing Estratégico

  • Análise de Mercado: pesquisas e estudos de mercadológicos em análises competitivas, análise de mercado e segmento de atuação e mercados-alvo.
  • Posicionamento Estratégico: definir os objetivos centrais para diferenciar seu negócio da concorrência.
  • Proposta de Valor: identificar as estratégias de marca. operacionais e serviços, relacionados  à estratégia de negócios.
  • Branding Estratégico / Estratégia de Marca: determinar como sua marca está se comunicando clientes e mercado, colaborando no crescimento do negócio.
  • Estratégia de Crescimento: encontrar e aproveitar as oportunidades de crescimento mais atraentes para seu negócio.
  • Novos Produtos e Serviços: avaliar todas as oportunidades de novos produtos e serviços a serem desenvolvidos e lançados no mercado.
  • Novos Modelos de Negócios: avaliar o modelo de negócios atual e avaliar as alternativas que entreguem maior diferenciação estratégica e vantagens competitivas.

Etapas na Construção da Plano Estratégico de Marketing

Em um projeto de marketing estratégico é fundamental estabelecer o total conhecimento da posição atual da empresa tanto internamente, quanto em relação ao ambiente externo e principalmente seu nicho de mercado.

Deve-se determinar quais são os seus pontos fortes e fracos, principais concorrentes, formato de competição atual, estágio tecnológico, capacidade fabril, canais de distribuição e força de vendas entre outros.

Nessa etapa serão usadas técnicas e ferramentas como análises SWOT e PESTEL, vários tipos de estudo e pesquisa de mercado, dados e informações comerciais, empresarial e estratégicas da empresa.

Todo plano precisa ter um propósito, metas e objetivos claros a serem atingidos.

Um dos principais objetivos de um planejamento estratégico de marketing é alinhar todos os recursos aos objetivos do negócio determinados na estratégia empresarial.

Ao metas devem ser claras e assertivas (metas SMART),  formuladas para ser acompanhadas e medidas em relação à sua eficácia em relação ao que se pretende alcançar. 

O marketing de uma empresa só se torna efetivamente estratégico, quando ela passa a dominar e conhecer criteriosamente seus clientes, público alvo e mercados de atuação.

É um ponto crucial, onde muitas empresas cometem vários tipos de engano, partindo do pressuposto que já conhece e entende as necessidades e prioridades de seus clientes – sem porém, ter sistemáticas e dados claros de acompanhamento e monitoramento.

Devem ser conduzidas ou utilizadas pesquisas, estudos e análises de mercado, pesquisas de qualidade, pesquisas de satisfação, dados setoriais e mercadológicos e todos os mecanismos para que se tenha a maior precisão possível.

Com o dados e informações disponíveis, deve ser traçado um perfil de clientes que sua empresa almeja atender,  identificando suas necessidades, exigências e hábitos de compra.

Esse perfil deve ser confrontado com análises de tendências, para se identificar novas oportunidades de negócios. 

Assim como foi efetuado com os clientes, deve ser elaborado um perfil de seus principais concorrentes, detalhando produtos, cadeias de suprimentos, pontos fortes e fracos, estratégia de preços e estratégias de comunicação e marketing.

Com essas informações disponíveis, deve ser efetuado um cruzamento com as características do seu negócio, buscando identificar as suas vantagens competitivas, diferenciais e como os clientes veem sua empresa em relação a eles. 

Dentro de uma perspectiva estratégica, as ofertas de produtos e serviços, devem ser alinhadas com os diferentes perfis de clientes e mercados que sua empresa atende.

A segmentação para que as ofertas sejam claras, específicas e únicas para cada segmento, ajudam e facilitam a experiência,  tornando mais provável a escolha pelo seu negócio.slaras.

Dentro de uma perspectiva estratégica, as ofertas de produtos e serviços, devem ser alinhadas com os diferentes perfis de clientes e mercados que sua empresa atende.

A segmentação para que as ofertas sejam claras, específicas e únicas para cada segmento, ajudam e facilitam a experiência,  tornando mais provável a escolha pelo seu negócio.

Como fazer os produtos chegarem aos seus clientes, determinando vantagens e problemas de cada canal de distribuição é também uma decisão estratégica.

Muitas vezes, cada nicho irá determinar um canal específico de atendimento. Determinar previamente as especificidades de cada canal é fundamental não só para atender bem os clientes, mas atuar com aqueles que determinem maior versatilidade e competitividade, assim como, estejam alinhados com a estratégia corporativa e de marketing.

Deve ser determinado um orçamento de marketing para realização das ações, o que deve determinar clara e objetivamente, o que poderá ser feito, quais as prioridades e sequenciamento definidos, incluindo  resultados esperados e análise do retorno sobre os investimentos realizados.

Por que Contratar a Thinkerest para Desenvolver e Elaborar seu Plano de Marketing Estratégico?

  • As soluções em estratégia e marketing da Thinkerest – assim como todo o nosso trabalho – são orientadas para apoiar nossos clientes na obtenção de resultados que ampliem as alternativas de sucesso e desenvolvimento e ampliação de seus mercados.
  • Operacionalizamos a estratégia de negócios de ponta a ponta para sua empresa: com mais de 25 anos de atuação e 450 projetos, nós entendemos a sua jornada, atuamos para potencializar o que torna seu negócio único, com abordagens amplas e criando, desenvolvendo e implementando vantagens competitivas para sua empresa.
  • Quando você contrata a Thinkerest, nós trabalhamos em parceria com você, guiando e apoiando o crescimento e transformação da sua empresa.
Serviços de consultoria para empresas de médio porte - Thinkerest Consultoria - Estratégia, Marketing, Comercial, Vendas e Gestão Empresarial

Vamos Conversar?

Nós ajudamos empresas a ficar melhores, com maior mercado e mais rentáveis.

Quer fazer o mesmo pela sua empresa?