Competências Organizacionais: como desenvolver vantagens competitivas para seu negócio

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Quando se trata do seu negócio, da sua empresa, tudo o que puder ser feito para trazer maior destaque, visibilidade e diferenciação competitiva dos seus concorrentes é fundamental.

Uma das melhores formas de fazer isso é identificando e destacando as principais habilidades e competências organizacionais da empresa.

Mas quais são exatamente essas competências empresariais?

As competências organizacionais apoiam você e sua empresa, no sentido de entender os pontos centrais que irão fazer seu negócio crescer e ganhar mercado. Além disso, eles fornecem vantagens competitivas, que se bem utilizadas, passam a fazer parte do DNA da sua empresa. Nesse artigo, vamos explorar como identificar e desenvolver uma competência organizacional de excelência para o seu negócio.

1. O que são as Competências Organizacionais?

Competências organizacionais são os recursos e capacidades que compreendem as vantagens estratégicas do seu negócio.

A competência organizacional está fundamentada no princípio que sua empresa deve definir, cultivar e explorar suas principais competências empresariais, de forma a ter melhor ferramental e maior sucesso em relação aos seus concorrentes.

Ou seja, elas podem incluir quaisquer recursos que possam ser utilizados pelo seu negócio, como vantagem competitiva, de maneira a que sua empresa tenha maior relevância junto aos clientes e prospects.

De forma geral, uma competência organizacional essencial de um negócio, deve atender a algum desses fatores:

  • Ser rara ou de difícil imitação pelos concorrentes;
  • Desafiar (ou forçar) seus concorrentes a tentar imitar seus produtos, serviços ou modelos de negócio;
  • Deve apoiar ou contribuir de forma significativa para a entrega de valor e para os benefícios percebidos por seus clientes;

Utilizando essa lógica, sua empresa pode começar a avaliar e identificar quais são suas principais competências empresariais.

Exemplos de competências organizacionais:

Literalmente, existem inúmeras possibilidades de competências empresariais para uma empresa, alguns dos principais exemplos são:

  • Qualidade dos produtos e serviços
  • Confiabilidade
  • Inovação
  • Design
  • Abrangência e eficiência logística
  • Porte do negócio, que pode impactar em seu poder de compra
  • Estratégia focada no cliente
  • Flexibilidade ou customização
  • Alta eficiência produtiva
  • Padronização em relação à automação, automatização de fluxos de trabalho e processos
  • Suporte e atendimento aos clientes
  • Canais de vendas eficientes
  • Marketing
  • Presença online
  • Alto poder de segmentação de clientes
  • Desenvolvimento de produtos
  • Habilidade estratégica para antecipar movimentos de mercado
  • Planejamento estratégico com implementação bem-feita
  • Liderança e gestão de pessoal
  • Gerenciamento de projetos
  • Atenção aos detalhes

2. Por que as Competências Organizacionais são importantes para sua empresa?

Em um universo onde a competição é cada vez mais acirrada, e com variáveis, que mutas vezes não são identificáveis de forma rápida, ter a compreensão clara de onde sua empresa se destaca no mercado, contribui para que você possa determinar como e onde alocar recursos e também, capitalizar suas vantagens competitivas.

Além disso, faz com que se possa enxergar com quais projetos, ações e desenvolvimentos sua empresa deve prosseguir, e de que forma eles estão alinhados tanto com a estratégia, quanto com seus pontos fortes.

3. Competências Organizacionais: exemplos de empresas e os benefícios / valor agregado que seus clientes enxergam

EmpresaBenefícios Significativos para os ClientesCompetências Organizacionais
ToyotaQualidade, Confiabilidade, EficiênciaProdução Lean, Qualidade de Manufatura, Inovação de Processos
AppleInovação, Design Atrativo, Experiência do UsuárioDesign de Produtos, Desenvolvimento de Software, Marketing
Federal ExpressConfiabilidade na Entrega, Velocidade, RastreamentoLogística e Cadeia de Suprimentos, Tecnologia de Rastreamento
CarrefourVariedade de Produtos, Acessibilidade, Preços CompetitivosGestão de Varejo, Cadeia de Suprimentos, Logística
PetrobrásFornecimento de Energia, Expertise em Petróleo e GásExploração e Produção de Petróleo e Águas Profundas, Refino e Distribuição
ValeFornecimento de Minerais, Qualidade, SustentabilidadeTecnologia de Mineração, Logística de Cadeia de Suprimentos
DellPersonalização, Qualidade de Hardware, Suporte TécnicoFabricação de Computadores, Design de Hardware, Suporte Técnico, Customização
AmazonVariedade de Produtos, Conveniência, Experiência OnlineLogística Avançada, Tecnologia de Comércio Eletrônico
AmbevQualidade dos Produtos, Variedade, InovaçãoFabricação de Bebidas, Pesquisa e Desenvolvimento, Logística
BradescoServiços Bancários, Confiabilidade, Atendimento ao ClienteServiços Financeiros, Atendimento ao Cliente, Tecnologia Bancária

4. Como você pode identificar as principais competências da sua empresa?

A identificação das principais competências do seu negócio, podem ser feitas por praticamente qualquer empresa, de forma a que ela possa sustentar e permanecer à frente dos seus concorrentes.

Quanto mais sua empresa compreender os principais produtos, capacidades e características permitirá que seus colaboradores “incorporem” esses aspectos, de forma que possam transmitir para seus leads, prospects e clientes – impulsionando seu crescimento e reputação.

Sugerimos que uma série de questionamentos sejam efetuados, e respondidas com extrema isenção. Alguns exemplos de questionamentos para se identificar as competências fundamentais da cultura organizacional são:

  • Quais são os nossos principais produtos ou serviços? O objetivo é identificar as áreas centrais do negócio e as competências relacionadas;
  • O que os nossos clientes valorizam mais em nossos produtos/serviços? Essa questão deve ser respondida, sobre a ótica dos clientes, com objetivo de que se possa entender quais competências contribuem para a percepção de valor do cliente – não hesite em procurar seus clientes, e ouça atentamente o que eles irão falar;
  • Em quais áreas somos consistentemente melhores do que a concorrência? Avalie seus concorrentes, e identifique onde sua empresa tem vantagens competitivas claras, e se há alguma vantagem pouco explorada;
  • Quais são as atividades críticas que nos permitem atender aos nossos objetivos? Ajuda a identificar as competências essenciais para a execução eficaz das atividades-chave;
  • Que recursos exclusivos possuímos? Isso inclui recursos tangíveis e intangíveis, como propriedade intelectual, tecnologia, expertise técnica, equipes e colaboradores entre outros;
  • Quais competências nossos funcionários possuem que nos destacam? O objetivo é analisar e identificar competências individuais que, quando combinadas, formam a força coletiva do seu negócio;
  • Quais processos ou metodologias inovadoras utilizamos? Isso pode incluir abordagens únicas para desenvolvimento de produtos, otimização de processos, gestão da cadeia de suprimentos, entre outros;
  • Quais conquistas passadas consideramos como destaques? Ajuda a identificar competências que contribuíram para o sucesso em projetos ou iniciativas anteriores, como foi seu histórico e evolução e se pode ser replicado de alguma forma;
  • Quais são os elogios ou feedbacks positivos que recebemos regularmente? Listar e avaliar as áreas onde a empresa se destaca e onde suas competências são normalmente reconhecidas;
  • Que tecnologias ou plataformas usamos para operar e inovar?  Objetivo é entender as competências tecnológicas que sua empresa possui frente aos concorrentes, ou no atendimento às demandas de mercado;
  • Quais são as áreas em que investimos em treinamento e desenvolvimento? Isso pode indicar as competências que a empresa está buscando fortalecer;
  • Quais parcerias estratégicas temos e como elas complementam nossas competências? Identifique as competências que sua empresa não possui internamente, mas que possam ser complementadas por parcerias externas;
  • Quais competências são mais difíceis para nossos concorrentes imitarem? Ajuda a identificar competências que conferem vantagens competitivas sustentáveis;
  • Quais competências consideramos críticas para o futuro do negócio? A questão aqui não é só ver o que sua empresa já tem, mas também, entender e planejar os esforços necessários para seu desenvolvimento futuro;
  • Como nossas competências atuais se alinham com nossa estratégia de negócios? Verifique e avalie se as competências estão em sintonia com os objetivos da sua empresa.

Paralelamente às questões listadas acima, sua empresa pode realizar um autodiagnóstico para identificar seus pontos fortes e suas competências organizacionais, as principais etapas sugeridas são:

  • Defina os Objetivos do Diagnóstico: Determine claramente por que sua empresa está realizando o diagnóstico. Isso pode incluir a necessidade de entender suas vantagens competitivas, direcionar estratégias futuras ou identificar áreas para melhoria;
  • Mapeie seus Processos Organizacionais: Analise os principais processos e atividades da empresa. Isso inclui áreas como produção, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, marketing, logística, entre outros;
  • Identifique os Recursos e Ativos: Liste os recursos tangíveis (instalações, equipamentos) e intangíveis (propriedade intelectual, marcas registradas) que sua empresa possui. Identifique também os “ativos humanos/colaboradores” – seus conhecimentos, habilidades e experiências;
  • Analise o Desempenho Passado: Revise o desempenho da empresa ao longo do tempo. Identifique projetos bem-sucedidos, produtos de destaque, conquistas e desafios superados. Isso pode fornecer pistas sobre as competências que contribuíram para esses sucessos;
  • Conduza Entrevistas e Discussões Internas: Realize entrevistas com funcionários chave de diferentes áreas para entender suas perspectivas sobre as capacidades da empresa. Discuta com as equipes as atividades nas quais eles se destacam e as habilidades que consideram fundamentais;
  • Avalie as Reações dos Clientes: Analise os feedbacks, avaliações e comentários dos seus clientes. Identifique o que eles mais valorizam na empresa, produtos e serviços;
  • Compare com Concorrentes e Referências: Realize uma análise e estudo de mercado comparativo com os concorrentes do seu segmento – isso ajudará a identificar onde a empresa se destaca e o que precisa ser fortalecido;
  • Realize uma Análise SWOT: Use a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para identificar de forma analítica e visual, onde sua empresa possui vantagens competitivas e quais áreas precisam de desenvolvimento;
  • Priorize e Classifique as Competências: Com base nas informações coletadas, priorize todas as competências organizacionais identificadas. Classifique-as de acordo com sua importância estratégica e impacto nos objetivos do seu negócio;
  • Desenvolva Planos de Ação: Compreendendo as competências organizacionais existentes e as que precisam ser fortalecidas, desenvolva um plano de ação para aprimorar ou expandir essas competências. Isso pode incluir treinamento, investimentos em tecnologia, parcerias estratégicas etc.

5. Vantagens e pontos de atenção em relação às competências organizacionais do seu negócio

Como quase tudo, remédio que pode curar nas doses certas, pode também prejudicar em doses erradas.

Ter, definir e desenvolver qualquer competência organizacional para sua empresa é sempre fundamental, cabe sempre ponderar, porém, se sua empresa não irá incorrer em alguns pontos que podem “fazer virar o fio”. Abaixo listamos os principais pontos positivos, e os pontos de atenção a serem observados:

Vantagens das Competências OrganizacionaisCuidados e Pontos de Atenção em Relação às Competências Organizacionais
Vantagem Competitiva: Proporcionam à empresa uma posição única no mercado, dificultando a imitação por concorrentes.Custos Elevados: O desenvolvimento e a manutenção de competências organizacionais podem ser caros em termos de recursos e investimentos, caso não estejam diretamente alinhados aos objetivos do negócio.
Diferenciação: Permitem que a empresa se destaque, atraindo clientes com algo único a oferecer.Acomodação: Reter um foco excessivo em competências já existentes pode levar à acomodação, tornando a empresa menos ágil para mudanças.
Inovação Contínua: Capacitam a empresa a inovar regularmente e introduzir produtos/serviços inovadores.Obsolescência: As competências podem se tornar obsoletas devido a mudanças tecnológicas ou no mercado, exigindo adequações constantes.
Resiliência: Tornam a empresa mais preparada para enfrentar desafios e mudanças inesperadas.Complexidade Excessiva: Demasiadas competências podem resultar em uma estrutura organizacional complexa e difícil de gerenciar.
Eficiência Operacional: Permitem processos mais eficientes, reduzindo custos e aumentando a qualidade.Dependência: Se uma empresa depende excessivamente de algumas competências, a perda delas pode ser bastante perigosa.
Atração de Talentos: A reputação de competências sólidas atrai profissionais talentosos.Resistência à Mudança: A busca contínua por reforçar algumas competências específicas, pode levar a resistência a mudanças radicais.
Foco Estratégico: Orientam os esforços da empresa para áreas estratégicas específicas.Limitação de Exploração: Focar somente em competências já existentes pode limitar a exploração de novas oportunidades.
Barreiras de Entrada: Dificultam a entrada de novos concorrentes no mercado.Risco de Imitação: Concorrentes podem eventualmente copiar ou superar as competências da empresa, caso ela não evolua e continue incrementando sua atuação.
Criação de Valor: Aumentam o valor percebido pelo cliente, o que pode se traduzir em preços mais altos.Mudança de Demandas: Mudanças nas preferências dos clientes podem tornar algumas competências menos relevantes.

6. Como sua empresa pode criar e desenvolver competências organizacionais de forma estratégica?

Desenvolver e criar uma competência organizacional de forma estratégica em uma empresa, exige planejamento e um compromisso contínuo com o aprendizado e a melhoria.

Obviamente esse desenvolvimento irá variar, conforme o perfil e cultura da empresa, segmento de atuação e perfil da concorrência entre outros fatores, mas de forma geral, algumas das principais ações são:

  • Identificação das Necessidades de Competências: Comece identificando as competências que são essenciais para alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa. Isso irá envolver e considerar as demandas do mercado, as tendências da indústria e as necessidades dos clientes;
  • Definição de Metas Claras: Estabeleça metas claras para o desenvolvimento das competências que forem necessárias. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART);
  • Avaliação das Competências Atuais: Avalie as competências existentes da empresa para identificar lacunas e áreas que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas;
  • Análise Constante do Mercado e dos Concorrentes: Implemente uma sistemática como por exemplo Inteligência de Mercado, que monitore constantemente tudo o que acontece no seu mercado de atuação, movimentações de concorrentes e eventuais mudanças no perfil de compras dos seus clientes alvo;
  • Priorização das Competências: Priorize as competências com base em sua importância estratégica e no impacto que terão nos objetivos da empresa;
  • Design de Programas de Desenvolvimento: Crie programas de desenvolvimento sob medida para cada competência identificada. Isso pode envolver treinamentos, workshops, mentoring, cursos online, entre outros;
  • Alocação de Recursos: Aloque os recursos necessários, como tempo, orçamento e pessoal, para apoiar os programas de desenvolvimento;
  • Criação de uma Cultura de Aprendizado Constante: Promova uma cultura organizacional que valorize o aprendizado contínuo e encoraje seus colaboradores a buscarem aprimoramento em suas competências pessoais;
  • Foco na Prática e na Aplicação: Garanta que os programas de desenvolvimento incluam oportunidades práticas para aplicar as competências recém-adquiridas no ambiente de trabalho;
  • Feedback e Avaliação Constantes: Estabeleça mecanismos de feedback e avaliação para medir o progresso e a eficácia dos programas de desenvolvimento;
  • Aprendizado com a Experiência: Incentive os funcionários a aprenderem com a experiência e a refletir sobre os sucessos e desafios enfrentados no desenvolvimento das competências, incluindo também, compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e praticados;
  • Integração com a Estratégia Empresarial: Assegure-se de que o desenvolvimento das competências esteja alinhado com a estratégia geral da empresa e contribua para seus objetivos de curto, médio e longo prazo;

7. Conclusão

Conhecer e entender as competências organizacionais fundamentais do seu negócio, irá fornecer uma base robusta para moldar e projetar as operações, marketing, vendas, gestão, inovação e todas as necessidades críticas da sua empresa.

Nesse sentido, atue para desenvolver e ampliar suas vantagens competitivas, implementado uma cultura que potencialize seus negócios.

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