Quando se trata do seu negócio, da sua empresa, tudo o que puder ser feito para trazer maior destaque, visibilidade e diferenciação competitiva dos seus concorrentes é fundamental.
Uma das melhores formas de fazer isso é identificando e destacando as principais habilidades e competências organizacionais da empresa.
Mas quais são exatamente essas competências empresariais?
As competências organizacionais apoiam você e sua empresa, no sentido de entender os pontos centrais que irão fazer seu negócio crescer e ganhar mercado. Além disso, eles fornecem vantagens competitivas, que se bem utilizadas, passam a fazer parte do DNA da sua empresa. Nesse artigo, vamos explorar como identificar e desenvolver uma competência organizacional de excelência para o seu negócio.
1. O que são as Competências Organizacionais?
Competências organizacionais são os recursos e capacidades que compreendem as vantagens estratégicas do seu negócio.
A competência organizacional está fundamentada no princípio que sua empresa deve definir, cultivar e explorar suas principais competências empresariais, de forma a ter melhor ferramental e maior sucesso em relação aos seus concorrentes.
Ou seja, elas podem incluir quaisquer recursos que possam ser utilizados pelo seu negócio, como vantagem competitiva, de maneira a que sua empresa tenha maior relevância junto aos clientes e prospects.
De forma geral, uma competência organizacional essencial de um negócio, deve atender a algum desses fatores:
- Ser rara ou de difícil imitação pelos concorrentes;
- Desafiar (ou forçar) seus concorrentes a tentar imitar seus produtos, serviços ou modelos de negócio;
- Deve apoiar ou contribuir de forma significativa para a entrega de valor e para os benefícios percebidos por seus clientes;
Utilizando essa lógica, sua empresa pode começar a avaliar e identificar quais são suas principais competências empresariais.
Exemplos de competências organizacionais:
Literalmente, existem inúmeras possibilidades de competências empresariais para uma empresa, alguns dos principais exemplos são:
- Qualidade dos produtos e serviços
- Confiabilidade
- Inovação
- Design
- Abrangência e eficiência logística
- Porte do negócio, que pode impactar em seu poder de compra
- Estratégia focada no cliente
- Flexibilidade ou customização
- Alta eficiência produtiva
- Padronização em relação à automação, automatização de fluxos de trabalho e processos
- Suporte e atendimento aos clientes
- Canais de vendas eficientes
- Marketing
- Presença online
- Alto poder de segmentação de clientes
- Desenvolvimento de produtos
- Habilidade estratégica para antecipar movimentos de mercado
- Planejamento estratégico com implementação bem-feita
- Liderança e gestão de pessoal
- Gerenciamento de projetos
- Atenção aos detalhes
2. Por que as Competências Organizacionais são importantes para sua empresa?
Em um universo onde a competição é cada vez mais acirrada, e com variáveis, que mutas vezes não são identificáveis de forma rápida, ter a compreensão clara de onde sua empresa se destaca no mercado, contribui para que você possa determinar como e onde alocar recursos e também, capitalizar suas vantagens competitivas.
Além disso, faz com que se possa enxergar com quais projetos, ações e desenvolvimentos sua empresa deve prosseguir, e de que forma eles estão alinhados tanto com a estratégia, quanto com seus pontos fortes.
3. Competências Organizacionais: exemplos de empresas e os benefícios / valor agregado que seus clientes enxergam
Empresa | Benefícios Significativos para os Clientes | Competências Organizacionais |
Toyota | Qualidade, Confiabilidade, Eficiência | Produção Lean, Qualidade de Manufatura, Inovação de Processos |
Apple | Inovação, Design Atrativo, Experiência do Usuário | Design de Produtos, Desenvolvimento de Software, Marketing |
Federal Express | Confiabilidade na Entrega, Velocidade, Rastreamento | Logística e Cadeia de Suprimentos, Tecnologia de Rastreamento |
Carrefour | Variedade de Produtos, Acessibilidade, Preços Competitivos | Gestão de Varejo, Cadeia de Suprimentos, Logística |
Petrobrás | Fornecimento de Energia, Expertise em Petróleo e Gás | Exploração e Produção de Petróleo e Águas Profundas, Refino e Distribuição |
Vale | Fornecimento de Minerais, Qualidade, Sustentabilidade | Tecnologia de Mineração, Logística de Cadeia de Suprimentos |
Dell | Personalização, Qualidade de Hardware, Suporte Técnico | Fabricação de Computadores, Design de Hardware, Suporte Técnico, Customização |
Amazon | Variedade de Produtos, Conveniência, Experiência Online | Logística Avançada, Tecnologia de Comércio Eletrônico |
Ambev | Qualidade dos Produtos, Variedade, Inovação | Fabricação de Bebidas, Pesquisa e Desenvolvimento, Logística |
Bradesco | Serviços Bancários, Confiabilidade, Atendimento ao Cliente | Serviços Financeiros, Atendimento ao Cliente, Tecnologia Bancária |
4. Como você pode identificar as principais competências da sua empresa?
A identificação das principais competências do seu negócio, podem ser feitas por praticamente qualquer empresa, de forma a que ela possa sustentar e permanecer à frente dos seus concorrentes.
Quanto mais sua empresa compreender os principais produtos, capacidades e características permitirá que seus colaboradores “incorporem” esses aspectos, de forma que possam transmitir para seus leads, prospects e clientes – impulsionando seu crescimento e reputação.
Sugerimos que uma série de questionamentos sejam efetuados, e respondidas com extrema isenção. Alguns exemplos de questionamentos para se identificar as competências fundamentais da cultura organizacional são:
- Quais são os nossos principais produtos ou serviços? O objetivo é identificar as áreas centrais do negócio e as competências relacionadas;
- O que os nossos clientes valorizam mais em nossos produtos/serviços? Essa questão deve ser respondida, sobre a ótica dos clientes, com objetivo de que se possa entender quais competências contribuem para a percepção de valor do cliente – não hesite em procurar seus clientes, e ouça atentamente o que eles irão falar;
- Em quais áreas somos consistentemente melhores do que a concorrência? Avalie seus concorrentes, e identifique onde sua empresa tem vantagens competitivas claras, e se há alguma vantagem pouco explorada;
- Quais são as atividades críticas que nos permitem atender aos nossos objetivos? Ajuda a identificar as competências essenciais para a execução eficaz das atividades-chave;
- Que recursos exclusivos possuímos? Isso inclui recursos tangíveis e intangíveis, como propriedade intelectual, tecnologia, expertise técnica, equipes e colaboradores entre outros;
- Quais competências nossos funcionários possuem que nos destacam? O objetivo é analisar e identificar competências individuais que, quando combinadas, formam a força coletiva do seu negócio;
- Quais processos ou metodologias inovadoras utilizamos? Isso pode incluir abordagens únicas para desenvolvimento de produtos, otimização de processos, gestão da cadeia de suprimentos, entre outros;
- Quais conquistas passadas consideramos como destaques? Ajuda a identificar competências que contribuíram para o sucesso em projetos ou iniciativas anteriores, como foi seu histórico e evolução e se pode ser replicado de alguma forma;
- Quais são os elogios ou feedbacks positivos que recebemos regularmente? Listar e avaliar as áreas onde a empresa se destaca e onde suas competências são normalmente reconhecidas;
- Que tecnologias ou plataformas usamos para operar e inovar? Objetivo é entender as competências tecnológicas que sua empresa possui frente aos concorrentes, ou no atendimento às demandas de mercado;
- Quais são as áreas em que investimos em treinamento e desenvolvimento? Isso pode indicar as competências que a empresa está buscando fortalecer;
- Quais parcerias estratégicas temos e como elas complementam nossas competências? Identifique as competências que sua empresa não possui internamente, mas que possam ser complementadas por parcerias externas;
- Quais competências são mais difíceis para nossos concorrentes imitarem? Ajuda a identificar competências que conferem vantagens competitivas sustentáveis;
- Quais competências consideramos críticas para o futuro do negócio? A questão aqui não é só ver o que sua empresa já tem, mas também, entender e planejar os esforços necessários para seu desenvolvimento futuro;
- Como nossas competências atuais se alinham com nossa estratégia de negócios? Verifique e avalie se as competências estão em sintonia com os objetivos da sua empresa.
Paralelamente às questões listadas acima, sua empresa pode realizar um autodiagnóstico para identificar seus pontos fortes e suas competências organizacionais, as principais etapas sugeridas são:
- Defina os Objetivos do Diagnóstico: Determine claramente por que sua empresa está realizando o diagnóstico. Isso pode incluir a necessidade de entender suas vantagens competitivas, direcionar estratégias futuras ou identificar áreas para melhoria;
- Mapeie seus Processos Organizacionais: Analise os principais processos e atividades da empresa. Isso inclui áreas como produção, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, marketing, logística, entre outros;
- Identifique os Recursos e Ativos: Liste os recursos tangíveis (instalações, equipamentos) e intangíveis (propriedade intelectual, marcas registradas) que sua empresa possui. Identifique também os “ativos humanos/colaboradores” – seus conhecimentos, habilidades e experiências;
- Analise o Desempenho Passado: Revise o desempenho da empresa ao longo do tempo. Identifique projetos bem-sucedidos, produtos de destaque, conquistas e desafios superados. Isso pode fornecer pistas sobre as competências que contribuíram para esses sucessos;
- Conduza Entrevistas e Discussões Internas: Realize entrevistas com funcionários chave de diferentes áreas para entender suas perspectivas sobre as capacidades da empresa. Discuta com as equipes as atividades nas quais eles se destacam e as habilidades que consideram fundamentais;
- Avalie as Reações dos Clientes: Analise os feedbacks, avaliações e comentários dos seus clientes. Identifique o que eles mais valorizam na empresa, produtos e serviços;
- Compare com Concorrentes e Referências: Realize uma análise e estudo de mercado comparativo com os concorrentes do seu segmento – isso ajudará a identificar onde a empresa se destaca e o que precisa ser fortalecido;
- Realize uma Análise SWOT: Use a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para identificar de forma analítica e visual, onde sua empresa possui vantagens competitivas e quais áreas precisam de desenvolvimento;
- Priorize e Classifique as Competências: Com base nas informações coletadas, priorize todas as competências organizacionais identificadas. Classifique-as de acordo com sua importância estratégica e impacto nos objetivos do seu negócio;
- Desenvolva Planos de Ação: Compreendendo as competências organizacionais existentes e as que precisam ser fortalecidas, desenvolva um plano de ação para aprimorar ou expandir essas competências. Isso pode incluir treinamento, investimentos em tecnologia, parcerias estratégicas etc.
5. Vantagens e pontos de atenção em relação às competências organizacionais do seu negócio
Como quase tudo, remédio que pode curar nas doses certas, pode também prejudicar em doses erradas.
Ter, definir e desenvolver qualquer competência organizacional para sua empresa é sempre fundamental, cabe sempre ponderar, porém, se sua empresa não irá incorrer em alguns pontos que podem “fazer virar o fio”. Abaixo listamos os principais pontos positivos, e os pontos de atenção a serem observados:
Vantagens das Competências Organizacionais | Cuidados e Pontos de Atenção em Relação às Competências Organizacionais |
Vantagem Competitiva: Proporcionam à empresa uma posição única no mercado, dificultando a imitação por concorrentes. | Custos Elevados: O desenvolvimento e a manutenção de competências organizacionais podem ser caros em termos de recursos e investimentos, caso não estejam diretamente alinhados aos objetivos do negócio. |
Diferenciação: Permitem que a empresa se destaque, atraindo clientes com algo único a oferecer. | Acomodação: Reter um foco excessivo em competências já existentes pode levar à acomodação, tornando a empresa menos ágil para mudanças. |
Inovação Contínua: Capacitam a empresa a inovar regularmente e introduzir produtos/serviços inovadores. | Obsolescência: As competências podem se tornar obsoletas devido a mudanças tecnológicas ou no mercado, exigindo adequações constantes. |
Resiliência: Tornam a empresa mais preparada para enfrentar desafios e mudanças inesperadas. | Complexidade Excessiva: Demasiadas competências podem resultar em uma estrutura organizacional complexa e difícil de gerenciar. |
Eficiência Operacional: Permitem processos mais eficientes, reduzindo custos e aumentando a qualidade. | Dependência: Se uma empresa depende excessivamente de algumas competências, a perda delas pode ser bastante perigosa. |
Atração de Talentos: A reputação de competências sólidas atrai profissionais talentosos. | Resistência à Mudança: A busca contínua por reforçar algumas competências específicas, pode levar a resistência a mudanças radicais. |
Foco Estratégico: Orientam os esforços da empresa para áreas estratégicas específicas. | Limitação de Exploração: Focar somente em competências já existentes pode limitar a exploração de novas oportunidades. |
Barreiras de Entrada: Dificultam a entrada de novos concorrentes no mercado. | Risco de Imitação: Concorrentes podem eventualmente copiar ou superar as competências da empresa, caso ela não evolua e continue incrementando sua atuação. |
Criação de Valor: Aumentam o valor percebido pelo cliente, o que pode se traduzir em preços mais altos. | Mudança de Demandas: Mudanças nas preferências dos clientes podem tornar algumas competências menos relevantes. |
6. Como sua empresa pode criar e desenvolver competências organizacionais de forma estratégica?
Desenvolver e criar uma competência organizacional de forma estratégica em uma empresa, exige planejamento e um compromisso contínuo com o aprendizado e a melhoria.
Obviamente esse desenvolvimento irá variar, conforme o perfil e cultura da empresa, segmento de atuação e perfil da concorrência entre outros fatores, mas de forma geral, algumas das principais ações são:
- Identificação das Necessidades de Competências: Comece identificando as competências que são essenciais para alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa. Isso irá envolver e considerar as demandas do mercado, as tendências da indústria e as necessidades dos clientes;
- Definição de Metas Claras: Estabeleça metas claras para o desenvolvimento das competências que forem necessárias. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART);
- Avaliação das Competências Atuais: Avalie as competências existentes da empresa para identificar lacunas e áreas que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas;
- Análise Constante do Mercado e dos Concorrentes: Implemente uma sistemática como por exemplo Inteligência de Mercado, que monitore constantemente tudo o que acontece no seu mercado de atuação, movimentações de concorrentes e eventuais mudanças no perfil de compras dos seus clientes alvo;
- Priorização das Competências: Priorize as competências com base em sua importância estratégica e no impacto que terão nos objetivos da empresa;
- Design de Programas de Desenvolvimento: Crie programas de desenvolvimento sob medida para cada competência identificada. Isso pode envolver treinamentos, workshops, mentoring, cursos online, entre outros;
- Alocação de Recursos: Aloque os recursos necessários, como tempo, orçamento e pessoal, para apoiar os programas de desenvolvimento;
- Criação de uma Cultura de Aprendizado Constante: Promova uma cultura organizacional que valorize o aprendizado contínuo e encoraje seus colaboradores a buscarem aprimoramento em suas competências pessoais;
- Foco na Prática e na Aplicação: Garanta que os programas de desenvolvimento incluam oportunidades práticas para aplicar as competências recém-adquiridas no ambiente de trabalho;
- Feedback e Avaliação Constantes: Estabeleça mecanismos de feedback e avaliação para medir o progresso e a eficácia dos programas de desenvolvimento;
- Aprendizado com a Experiência: Incentive os funcionários a aprenderem com a experiência e a refletir sobre os sucessos e desafios enfrentados no desenvolvimento das competências, incluindo também, compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e praticados;
- Integração com a Estratégia Empresarial: Assegure-se de que o desenvolvimento das competências esteja alinhado com a estratégia geral da empresa e contribua para seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
7. Conclusão
Conhecer e entender as competências organizacionais fundamentais do seu negócio, irá fornecer uma base robusta para moldar e projetar as operações, marketing, vendas, gestão, inovação e todas as necessidades críticas da sua empresa.
Nesse sentido, atue para desenvolver e ampliar suas vantagens competitivas, implementado uma cultura que potencialize seus negócios.
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