7 Alternativas para Realizar Pesquisas de Mercado com Orçamentos Apertados

7 Alternativas para Realizar Pesquisas de Mercado com Orçamentos Apertados

As Pesquisas, Estudos e Análise de Mercado sempre foram ferramentas fundamentais para definição e ajustes de estratégias empresariais.

Com o aumento das ferramentas de internet e da competição de empresas nacionais e estrangeiras nos mercados, porém, se tornaram ainda mais importantes.

Sua empresa continuamente precisar entender e acompanhar como os mercados, empresas, concorrentes, clientes e consumidores estão se movimentando, revisando seus comportamentos e demandando novos produtos e serviços – nesse artigo, mostramos como sua empresa pode efetuar algumas pesquisa para acompanhar os mercados, prospects e clientes.

Dificilmente você terá sucesso nos negócios, daqui para frente, sem fazer Pesquisas, Estudos e Análises de Mercado: isso é cada vez mais um fato consumado, uma vez que mercados, produtos, serviços, concorrentes e, principalmente os clientes, têm alterado seu comportamento sistematicamente.

No momento econômico atual, a frase acima é ainda mais verdadeira e fundamental, pois empresários e gestores terão que encontrar meios criativos de vencer a turbulência. Além disso, essa experiência já vem alterando a forma das empresas e pessoas enxergarem o mundo, obrigando todos a uma série de ajustes que ainda não ficaram muito claros.

Com isso em mente, de que forma você vai descobrir se haverá algum tipo de demanda para seu produto, serviço, ideia ou inovação? Existe um público que vai querer comprá-la? Isso sem mencionar em como você estará posicionado em relação aos concorrentes.

Nesse artigo, listamos várias formas diferentes de se efetuar Pesquisa de Mercado e obter informações importantes dos seus públicos-alvo, dos concorrentes, do mercado em geral e, também, de tendências e mudanças de comportamento.

Pesquisas Sempre Foram Caras

Se por um lado é um fato que a maioria das empresas teria necessidade de uso desta ferramenta, outro aspecto é que Pesquisas de Mercado sempre foram muito caras e demoradas para serem efetuadas, sendo adotadas basicamente pelas grandes corporações.

Ocorre, porém, que a tecnologia tem auxiliado de forma decisiva para que a Médias e Pequenas Empresas tenham acesso a várias ferramentas para executar pesquisas, tanto qualitativas, quanto quantitativas.

Sempre será necessário o uso da criatividade e algum jogo de cintura para adaptações, mas existem empresas que fazem pesquisas, de forma sistemática, com pouco ou, às vezes, nenhum recurso financeiro direto.

Com as táticas certas, você poderá fazer Pesquisas de Mercado com valores acessíveis ou mesmo gratuitas, e que vão oferecer informações necessárias e importantes para o seu negócio, atual ou futuro.

E isto independe do tamanho atual da sua empresa ou negócio.

Perguntas Fundamentais

Antes de efetivamente colocar as mãos na massa, pense sobre as questões fundamentais de uma pesquisa.

A principal delas é definir corretamente o problema e, com base nisso, o objetivo ou objetivos da pesquisa. O que realmente você quer saber? Para que estará fazendo a pesquisa? Que tipo de informação você precisa?

Uma pesquisa com muitos objetivos vai requerer um questionário ou roteiro muito longo, difícil de engajar seu público-alvo nas respostas, com o risco de perder parte da sua amostra.

Ter muitos objetivos também deixa claro que talvez você não tenha formulado o problema de forma correta, e ainda não seja a hora de fazer a pesquisa. Esta é uma ferramenta que complementa, que agrega elementos e informações a questões já existentes.

É muito difícil partir do nada para fazer uma pesquisa. Provavelmente, você não encontrará nenhum benefício em respostas obtidas para pesquisas conduzidas assim.

Pesquisas empresariais, via-de-regra, são usadas para confirmar ideias, projetos, públicos-alvo, mercados, tendências e outros, facilitando a revisão ou definição de melhores estratégias mercadológicas.

Simplificando, uma Pesquisa de Mercado eficaz ajuda seu negócio a melhorar ou ajustar o posicionamento estratégico e a entrar na cabeça dos seus clientes, uma vez que você passa a conhecer melhor suas expectativas, necessidades, preferências e limitações, oferecendo produtos e serviços mais adequados.

Colocando a mão na massa

Agora que já contextualizamos e sabemos o que queremos, vem a questão: como obter as respostas necessárias com orçamentos pequenos ou, até mesmo, sem nenhum orçamento?

Este artigo aborda como fazer Pesquisa de Mercado utilizando 7 ferramentas e técnicas acessíveis, que a Thinkerest Consultoria recomenda em seus projetos junto a seus clientes:

  1. Clientes Ativos e Clientes Potenciais
  2. Survey Monkey
  3. Formulários Google
  4. Reddit
  5. Quora
  6. Grupos do Facebook e Grupos do Linkedin
  7. Alunos de Marketing e Negócios

1. Clientes Ativos e Clientes Potenciais

Uma abordagem direta pode dar a maior parte das respostas que seu negócio precisa, portanto, se você quiser saber o que seus clientes atuais e potenciais estão procurando, pergunte a eles.

Não há melhor maneira de descobrir as necessidades e requisitos deles, permitindo que você adapte seu produto ou serviço para atender às necessidades exigidas.

Identifique quem são seus clientes-alvo para a pesquisa, onde você poderá encontrá-los e construa um questionário ou roteiro com as principais perguntas que atendam aos seus objetivos estratégicos.

Quando fizer o questionário ou roteiro, imagine-se respondendo a estas mesmas questões para uma outra pessoa, e tente pensar nas respostas possíveis. Se as respostas que vierem à sua cabeça estiverem adequadas para esclarecimento da situação, ótimo! Se não estiverem, reformule a pergunta, com total objetividade, e faça o teste novamente, até chegar no tipo de respostas possíveis que você precisa.

O objetivo geral é identificar seu mercado e o que os clientes estão procurando. Estar de posse dessas informações te ajudará no processo de adequação dos seus negócios, criação de novos produtos ou serviços e, até, na descoberta de novos mercados ou públicos.

2. Questionário Online: SurveyMonkey

Com opções que vão do zero até o valor de R$ 225,00 por mês (por usuário), o SurveyMonkey é um software que permite várias configurações e modelos de perguntas e, também, testes A/B.

Trabalha com a possibilidade de criação de questionários totalmente novos e também disponibiliza alguns modelos para aqueles que estariam iniciando nesta prática, ou que precisariam de ideias sobre a abordagem.

Bastante conhecido no mercado de pesquisas, é muito intuitivo e com boa usabilidade.

Basicamente, a plataforma possibilita que as empresas criem os mais diferentes tipos de questionários e análises. Possibilita, também, a geração de gráficos, tabulações automáticas, cruzamento de dados, medição do desempenho de marcas e outras aplicações para pesquisa.

É uma ferramenta bastante completa e permite que as empresas obtenham uma grande quantidade de dados e informações, por ser muito flexível.

3. Questionário Online: Formulários Google

Ancorado no Google Drive, oferece uma ferramenta gratuita de construção de questionários online. É uma opção mais limitada que o SurveyMonkey, mas pode ser aplicada em muitas situações.

Permite a elaboração de questionários com nove modelos de questões, que podem ser integrados com as outras ferramentas e aplicativos do Google Drive, inclusive suas planilhas.

É indicado para pesquisas com questionários mais simples, pois não permite o uso de questões desqualificatórias.

Seu uso é relativamente simples e apresenta bons resultados e performance. Para utilizar, entre no Google Drive e acesse clicando sequencialmente em (1) Novo, (2) Mais e (3) Formulários Google.

4. Reddit

O Reddit é um dos sites mais acessados do mundo: o Alexa da Amazon, já o apontou como oitavo site mais acessado.

Por conter uma enorme variedade de comunidades, com conteúdos originais e vinculados, existem conversas e informações que podem ser bastante úteis em várias situações e contextos.

A organização do Reddit é feita em “subreddits”, que são comunidades focadas em tópicos específicos.

O truque aqui é encontrar os subreddits do seu segmento, nicho ou mercado e, literalmente, explorar todos os aspectos que os usuários estão declarando. Lembre-se sempre que todas as postagens são efetuadas em anonimato, o que pode favorecer com que compartilhem dados e informações que não fariam se tivessem que se identificar.

Além de ler e analisar o material já disponível, você também pode fazer perguntas específicas que irão contribuir com suas análises, gerando as pesquisas que particularmente lhe interessam.

Mesmo segmentos e nichos muito específicos podem ter comunidades específicas, o que permite rastrear informações de mercado bastante úteis.

5. Quora

Bastante subestimado como fonte para pesquisas, o Quora é uma plataforma de mídia social baseada em perguntas e respostas, onde todos os usuários podem enviar perguntas sobre qualquer tópico que desejarem, assim como responder a questões relacionadas aos seus conhecimentos.

As perguntas no Quora podem ser bastante genéricas ou incrivelmente fechadas. Lembre-se: as pessoas têm diferentes perspectivas, visões, ideias e podem abordar na plataforma os mais variados assuntos, sejam aspectos filosóficos, gostos e preferências pessoais ou profissionais e outros – existe espaço para todos esses públicos.

O Quora permite perguntas direcionadas e, também, aprendizado, compartilhamento e validação (que são aspectos que interessam diretamente em pesquisas).

A forma como você configura seu perfil na plataforma, incluindo assuntos e temas de seu interesse, permite que seja notificado quando as perguntas forem marcadas com os tópicos selecionados. Isso facilita a visualização de quais perguntas importantes seu público está fazendo.

A plataforma ainda ordena as respostas com base na votação e você também pode ver quais soluções são consideradas mais valiosas. Por esse motivo, Pesquisas de Mercado podem ser um ótimo método para coletar informações sobre pontos problemáticos ou necessidades dos clientes potenciais.

6. Redes do Facebook e LinkedIn

Obviamente, Facebook e LinkedIn têm dinâmicas, públicos e ferramentas que se diferenciam, mas, conceitualmente, os grupos de interesse são bastante semelhantes, quando pensamos em utilizá-los como Pesquisa de Mercado.

Ambas as plataformas surgiram com o objetivo de construir comunidades e, mesmo o LinkedIn tendo tomado a liderança em assuntos de negócios e profissões, o Facebook também tem milhares de grupos focados em negócios e assuntos específicos, que podem e devem ser utilizados para Pesquisas de Mercado.

A proposta é que você participe dos grupos que seu público ou cliente-alvo participa. Você irá se surpreender com a quantidade de informações que poderá obter deles.

Como são pessoas reunidas por interesses comuns, e geralmente administradas por pessoas que também estão bastante familiarizadas com a temática do grupo, ler as conversas e perguntas feitas pode ser uma fonte valiosa de informações.

Além de usar os grupos para ler e entender o que as pessoas estão pensando e fazendo, você pode (e deve) estimular itens que sejam do seu interesse específico, em linha com a Pesquisa que está conduzindo. Atente, apenas, que você precisa conhecer, observar e entender as normas e regras de cada grupo primeiro, para, aí sim, participar ativamente das discussões.

Tornar-se membro de um grupo e participar de debates pode ser uma ótima maneira de fazer perguntas e ir além das ideias de nível superficial.

À medida que você se sentir mais à vontade e participar mais, pense na possibilidade de compartilhar links com Pesquisas que queira efetuar.

Ambas são plataformas gratuitas, literalmente com bilhões de usuários ativos mensais, por isso, Grupos do Facebook e do LinkedIn podem ser uma forma poderosa de Pesquisas de Mercado.

7. Alunos de Marketing e Cursos de Negócios

Estudantes de instituições e cursos superiores, ligados às áreas de negócios, podem ser recursos extremamente úteis e, não raro, sem custo algum.

Para operacionalizar essa ação, é necessário que se entre em contato com os coordenadores das faculdades ou universidades locais, questionando se eles podem e têm interesse em colaborar com sua Pesquisa.

Para os estudantes, é uma oportunidade valiosa de adquirir experiência e conhecimento em alguns aspectos do mundo real dos negócios.

Ao desenvolver o projeto junto com a instituição, e tendo a participação e supervisão dos coordenadores do curso, pode-se obter trabalhos de alta qualidade e com ótimo nível de dados e informações.

Dica Extra: tenha sempre uma compreensão básica do seu mercado-alvo

Use a internet! Através da web, você e sua empresa, podem realizar inúmeras pesquisas de mercado sem gastar um centavo.

Uma das formas mais simples é visitar os sites de seus principais concorrentes. Você deve analisar e prestar atenção nos seguintes aspectos:

  • A linguagem que eles estão utilizando;
  • Para quem o marketing está sendo direcionado;
  • Quais são os problemas que eles estão resolvendo e/ou enfrentando;
  • Com quais empresas eles estão fazendo parcerias;
  • Quais os canais de vendas e de logística estão usando para alcançar os clientes;

A pesquisa e estudo dos concorrentes, pode fornecer informações sobre os nichos de mercado que eles estão ignorando, os problemas que sua empresa pode resolver e que eles não estão abordando no momento.

Você também deve verificar todas as publicações comerciais que estão disponíveis, para obter uma visão sobre as últimas tendências do setor que estão afetando seu mercado-alvo.

É possível também, inscrever-se em blogs do setor ou definir Alertas do Google para termos de pesquisa específicos, para que se possa acompanhar as últimas notícias e tendências em seu nicho.

Finalmente, as mídias sociais devem acompanhadas, é fato que nesse momento, são potencialmente uma das ferramentas de pesquisa de mercado mais importante de todas.

O poder da mídia social, está no fato de que ela capacita a comunicação bidirecional. Você pode encontrar conversas que esclarecem seu mercado-alvo e participar para fazer perguntas e descobrir insights ainda mais profundos.

Você também pode pesquisar seus clientes atuais para descobrir em quais sites eles passam mais tempo; isso pode ajudá-lo a determinar onde você deve concentrar seus esforços de escuta social.

Conclusão: Use a Pesquisa de Mercado para “Entrar” na Cabeça dos Seus Clientes

Entrar em contato e conhecer as necessidades, desejos e hábitos de seus clientes vai lhe proporcionar uma grande vantagem sobre seus concorrentes, além de contribuir muito para a oxigenação de ideias, estratégias e táticas importantes para o seu negócio.

Infelizmente, muitas empresas ainda não fazem Pesquisas de Mercado por julgarem que não têm o porte, a estrutura, os recursos ou a cultura necessária para uso desta importante ferramenta.

Por esse motivo, a adoção das técnicas de Pesquisa de Mercado acessíveis que apresentamos é uma enorme vantagem competitiva, permitindo que você efetivamente entre na cabeça dos seus clientes e adeque seu negócio, produtos e serviços ao que eles precisam e estão dispostos a adquirir.

Thinkerest Consultoria Empresarial

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